Decisão foi publicada no Diário Oficial da União após infrações disciplinares
Ricardo Lewandowski demitiu policial rodoviário que matou estudante em abordagem no Rio. A decisão é resultado de infrações disciplinares.
Em 04 de novembro de 2025, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, demitiu o policial rodoviário federal Thiago da Silva de Sá, responsável pela morte da estudante de enfermagem Anne Caroline Nascimento Silva, de 23 anos, durante uma abordagem no Rio de Janeiro em 2023. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União, onde o ministro alegou infrações disciplinares.
Circunstâncias do caso
Anne Caroline foi baleada em um local próximo ao acesso à Linha Vermelha, uma das principais vias expressas da cidade, no dia 17 de junho de 2023. Apesar de ter sido levada ao hospital Getúlio Vargas, na Penha, não sobreviveu aos ferimentos. Segundo a PRF, a abordagem ocorreu após informações sobre um veículo fazendo manobras perigosas em alta velocidade. Ao tentar parar o carro, o motorista teria avançado sobre a viatura, levando o policial a disparar.
Consequências legais
Thiago da Silva de Sá foi preso após o incidente, e o Ministério Público Federal (MPF) denunciou outros três policiais, além de Sá, pela morte de Anne Caroline. O MPF argumentou que todos os envolvidos deveriam ser responsabilizados, mesmo que apenas um deles tenha efetuado os disparos. Com a demissão, o policial ainda possui a possibilidade de recorrer da decisão.
Repercussão
O caso gerou forte repercussão na sociedade e levantou debates sobre a conduta da polícia em operações de abordagem. A morte de Anne Caroline, que também trabalhava vendendo celulares, trouxe à tona questões sobre a necessidade de revisão das práticas policiais e a responsabilização dos agentes envolvidos em casos de violência.