Após quadruplicar a receita na categoria de cabelos nos últimos quatro anos, a companhia, que se tornou referência em tratamento capilar, ambiciona redefinir o futuro da inovação no setor ao investir em formulações ultra tecnológicas e sofisticadas, criando soluções proprietárias e capturando o que há de mais novo no cenário global para o mercado brasileiro
O Grupo Boticário lança o Centro de Pesquisa e Ciência Capilar localizado no laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O anúncio, realizado nesta segunda-feira (03), acompanha um movimento estratégico da companhia para potencializar sua expertise em inovação e ciência do cabelo e couro cabeludo a partir do desenvolvimento de tecnologias proprietárias. Com isso, a marca, já referência em tratamento capilar, ambiciona redefinir o futuro da inovação no setor impulsionada por formulações ultra tecnológicas e sofisticadas, pela criação de soluções proprietárias e pela captura do que há de mais novo no cenário global para o mercado brasileiro.
Esta ambição está ancorada por um histórico de sucesso: nos últimos quatro anos, a empresa quadruplicou a receita da categoria de cabelos e projeta, até 2028, uma tendência de alta acima do mercado. A iniciativa é sustentada ainda por um investimento robusto na categoria em inovação, pesquisa e tecnologia e diversos lançamentos das marcas de consumo TRUSS Professional, Eudora Siàge, Match de O Boticário e Vult Cabelos.
O Centro de Pesquisa e Ciência Capilar reúne especialistas e pesquisadores para investigar profundamente o cabelo e o couro cabeludo. Sua missão é unir inovação, tecnologia avançada, práticas sustentáveis e investir em projetos que vão desde o estudo da biologia e do microbioma capilar até o desenvolvimento de novas moléculas e tecnologias proprietárias acompanhando as tendências do setor, sobretudo com menor impacto ambiental, para atender às necessidades específicas da população brasileira. O Einstein Hospital Israelita segue como parceiro de P&D e o Grupo Boticário se torna membro internacional da TRI Princeton – instituição que, há mais de 90 anos, é referência mundial em estudos sobre cabelo e couro cabeludo.
Dentre as novidades apresentadas está a aposta do Centro de Pesquisa e Ciência Capilar no uso de biotecnologia proprietária — solução de menor impacto ambiental que atende à demanda por cosméticos naturais e veganos. De forma inédita em sua história, o Grupo Boticário desenvolveu, em parceria com a Embrapa Agroenergia e a empresa Provital, o seu primeiro ativo proprietário por rota biotecnológica, nomeado BioRadiance. Este processo permite a produção do ingrediente em ambientes controlados, padronizado em biorreatores, evitando a extração massiva da natureza e garantindo uma maior sustentabilidade. O ingrediente é resultado de uma extensa pesquisa nas águas doces do Cerrado brasileiro, onde foi encontrada uma potente microalga com componentes comprovadamente eficazes para cuidados com os cabelos, garantindo até 95% de proteção da cor e 33% de resistência dos fios. A partir desta descoberta, o Grupo Boticário prevê lançar produtos capilares que marcam a nova era de alta performance e sustentabilidade do portfólio.
“A criação do Centro de Pesquisa e Ciência Capilar é um marco para o Grupo e para o mercado de beleza. Estamos construindo uma base científica sólida para aprofundar o conhecimento sobre os cuidados capilares”, afirma Marcela De Masi, Diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário. “Acreditamos que continuar investindo em ciência capilar é o que nos permite transformar conhecimento em diferencial de mercado efetivo, indo além do desenvolvimento de produtos e gerar ciência proprietária para criar soluções mais eficazes, seguras e direcionadas. Nos possibilitando, ainda, o planejamento de um pipeline contínuo de inovação, desenvolvendo projetos que atendam às demandas dos consumidores”, completa a executiva.
O Centro de Pesquisa atua em quatro grandes frentes: (1) diversidade capilar, (2) saúde do couro cabeludo e fios, (3) personalização com uso de tecnologia avançada e (4) sustentabilidade, além do fomento à educação, com disseminação de conhecimento para comunidade e capacitação de pessoas diversas.
Entre os exemplos de projetos que traduzem o compromisso do Grupo em conectar ciência e inovação estão: a Pele 3D com Folículo, tecnologia bioimpressa em laboratório que permite testar a eficácia de produtos capilares de forma ética e precisa, aproximando os resultados científicos da experiência real do consumidor; o mapeamento da microbiota do couro cabeludo brasileiro, com fomento Embrapii e em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, o que posiciona a empresa na vanguarda mundial nesse tema e abre caminho para o desenvolvimento de soluções personalizadas; e o uso de bioinformática e sequenciamento genético para compreender a saúde capilar ao longo do tempo. Olhando para o futuro, já estão sendo desenvolvidos trabalhos em tecnologias de diagnóstico capilar avançada, como análises espectroscópicas e de imagem que permitirão recomendações precisas em salões e no e-commerce.
Multidisciplinar e integrado: Pesquisas Avançadas do Grupo Boticário
O Centro de Pesquisa e Ciência Capilar se soma a outros três núcleos – Centro de Pesquisa do Olfato (2021), Centro de Pesquisa da Mulher (2025) e o Centro de Pesquisa da Pele (a ser inaugurado) – que integram o Centro Excelência em Pesquisas Avançadas Grupo Boticário. Esta iniciativa representa uma plataforma de colaboração multidisciplinar, concebida para promover um cuidado mais abrangente e integrado sobre o ser humano.
Para uma atuação mais focada em temáticas de relevância científica e de impacto no bem-estar, o Centro Excelência conta com núcleos especializados e com pilares fundamentais que incluem a condução de pesquisas avançadas sobre o olfato, os ciclos femininos, a pele e os cabelos, sempre considerando a interseccionalidade como premissa para a inclusão e a equidade.