Pedido de inquérito aborda ações do governo fluminense
Lindbergh Farias acionou o STF contra Cláudio Castro por supostos crimes relacionados ao Comando Vermelho.
Em Brasília, no dia 4 de novembro de 2025, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, protocolou um pedido de inquérito no STF contra Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro, por supostos crimes relacionados ao Comando Vermelho. O pedido discute a solicitação feita pelo governo do Rio aos EUA para classificar a facção como narcoterrorista.
Contexto do pedido
A representação de Farias destaca que o governo do Rio entregou um relatório à embaixada dos EUA sugerindo sanções econômicas a aliados da facção. A peça argumenta que a classificação poderia permitir sanções e atuação militar sem a autorização das autoridades brasileiras. Além disso, menciona uma tentativa de obter apoio político do governo Trump para a designação das facções como terroristas, configurando uma tentativa de ingerência estrangeira na política interna brasileira.
Implicações legais
O pedido de inquérito alerta que as ações de Castro podem ser vistas como negociação com um governo estrangeiro, o que, segundo a peça, representa uma transferência de informações sensíveis e um atentado à soberania nacional. O governador estava em Brasília para discutir segurança pública, em meio a uma operação da polícia que resultou em 121 mortes.
Próximos passos
O STF agora avaliará o pedido de Farias, que pode levar a investigações sobre as ações do governador e suas implicações na política externa do Brasil.