Onyx Lorenzoni depõe na CPMI do INSS na próxima quinta-feira

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ex-ministro se reúne com senador antes do depoimento

Na próxima quinta-feira (6), Onyx Lorenzoni prestará depoimento à CPMI do INSS, em Brasília.

Em Brasília, no dia 4 de novembro de 2025, Onyx Lorenzoni, ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social durante o governo Jair Bolsonaro, vai prestar depoimento na CPMI do INSS na próxima quinta-feira (6). O ex-parlamentar, que já está na capital, se reuniu nesta terça-feira (4) com o senador Rogério Marinho no gabinete dele.

Contexto do depoimento

O escândalo do INSS foi exposto em uma série de reportagens que começaram a ser publicadas em dezembro de 2023. Essas matérias revelaram que, em um ano, a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados aumentou para R$ 2 bilhões, ao mesmo tempo em que as associações enfrentavam milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

Consequências das investigações

As investigações iniciadas a partir das reportagens levaram à abertura de um inquérito pela Polícia Federal e contribuíram para a apuração da Controladoria-Geral da União (CGU). A Operação Sem Desconto, deflagrada em abril de 2025, resultou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Expectativa para o depoimento

Rogério Marinho, membro da CPMI do INSS, participou da reunião, mas Onyx negou que a conversa tenha sido sobre a comissão. Ele afirmou que estava ali para visitar um amigo. Sobre o depoimento, Onyx disse que “a gente vê na quinta-feira”. A CPMI já tem um acordo para ouvir todos os ministros do Trabalho e Previdência desde 2015.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: