O mercado pet possui os mais variados setores de cuidado para garantir o bem-estar animal
O mercado pet é um setor que cresceu constantemente nos últimos anos, o que proporciona um mercado cheio de oportunidades no quesito de cuidados com cães e gatos. O crescimento advém, principalmente, pela diversificação das categorias de produtos e serviços, além da mudança no comportamento dos consumidores.
Cada vez mais, as pessoas estão adotando animais e mais atentas ao bem-estar e à qualidade de vida dos pets, investindo no setor de animais de estimação. No cenário atual, houve mudanças nos perfis familiares do país, e os animais passaram a ser vistos como parte da família, o que reflete no crescimento dos gastos com pets.
Mercado pet no Brasil
A consciência social sobre o bem-estar aumentou, como é demonstrado pela popularização de ambientes pet friendly e pela maior oferta de serviços especializados. Com o passar dos anos, os humanos valorizaram mais a companhia e a conexão afetiva com os animais, aumentando o mercado pet.
Segundo projeções do Instituto Pet Brasil, em parceria com a Abinpet, o faturamento esperado no setor é de R$ 77,2 bilhões no ano de 2025. De acordo com dados da Associação e do Instituto, o Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo de maior faturamento no segmento de pet care.
Os setores do mercado pet
Os cuidados com o pet e os serviços oferecidos são vários, abrangendo diferentes cuidados com os animais. Assim, o mercado se especializa cada vez mais e inclui serviços de passeio, transporte, hotelaria e outros. Alguns cuidados importantes ganham destaque, como para pets idosos e terapias integrativas.
Higiene
O principal serviço no setor é a procura por pet shops para banhos e por produtos de higiene, como shampoos, lenços umedecidos, cremes dentais, hidratantes e outros. Alguns pet shops oferecem produtos inovadores para o banho pet, sempre dermatologicamente testados.
Estética
Além do banho, a tosa e os penteados nos pets também têm uma demanda crescente. Spa para animais e cortes de pelos estilizados chamam a atenção com cuidados que valorizam o conforto e a segurança dos animais, além de uma personalização de cuidados para cada tipo de pelagem.
Brinquedos
Novos tipos de brinquedos para animais chegam às prateleiras do mercado, com opções interativas que estimulam o bem-estar mental de cães e gatos para o entretenimento. Além de diversão, o desenvolvimento comportamental dos pets é levado em consideração na fabricação dos brinquedos.
Farmácia
No segmento de saúde, há programas de vacinação, planos de saúde veterinária, atenção a doenças crônicas e diversos serviços de acompanhamento especializado. Os medicamentos pets também estão em constante evolução tecnológica para atender a todas as necessidades animais.
Nutrição
Um forte cenário de desenvolvimento é o da nutrição veterinária, que opta por alimentação natural e específica para doenças crônicas, por exemplo. A nutrição pet vai de rações premium a alimentos orgânicos e funcionais, sempre em prol da longevidade dos animais.
Os hábitos de compra no setor refletem a busca pela saúde, surgindo novas categorias como dietas particulares, suplemento para cachorro e outros itens voltados ao tratamento de alergias, obesidade e idade avançada.