Claudia Sheinbaum afirma que tropas dos EUA não serão enviadas
Claudia Sheinbaum, presidente do México, afirmou que não haverá intervenção armada dos EUA, enquanto Trump destaca seu respeito por ela.
Em 04 de novembro de 2025, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que Donald Trump “tem muito respeito” pela presidente do México, Claudia Sheinbaum. Ela falou sobre a política dos EUA de pressionar o México a combater o narcotráfico.
Declarações de Claudia Sheinbaum
Durante a coletiva, Leavitt ressaltou a coordenação com o governo mexicano, enquanto Sheinbaum descartou a possibilidade de uma intervenção armada dos EUA, afirmando: “Isso não vai acontecer”. Essa declaração foi feita após notícias da imprensa sobre a consideração de Trump em enviar tropas para o México.
Pressão sobre o narcotráfico
Leavitt destacou que os EUA estão continuamente pressionando o México para que faça mais no combate ao narcotráfico, enfatizando que a administração Trump considera os cartéis como organizações terroristas. Essa designação, implementada nos primeiros dias do governo, permite que ações mais severas sejam consideradas contra essas organizações.
Contexto regional
A discussão sobre uma possível intervenção militar surge em um contexto de crescente violência do narcotráfico na América Latina, com relatos de ataques a lanchas ligadas ao tráfico de drogas. Apesar das especulações sobre ações militares, Leavitt não confirmou planos específicos, mesmo diante da insistência dos repórteres.
*Com informações da AFP.


