Análise de declarações do presidente dos EUA após resultados eleitorais
Donald Trump comentou sobre a derrota republicana nas eleições de terça-feira, atribuindo-a à sua ausência nas cédulas e à paralisação do governo.
Na madrugada de quarta-feira (5), em uma postagem na plataforma Truth Social, o presidente dos EUA, Donald Trump, se distanciou dos resultados decepcionantes para os republicanos nas eleições do dia anterior. “TRUMP NÃO ESTAVA NAS CÉDULAS E A PARALISAÇÃO DO GOVERNO FORAM OS DOIS MOTIVOS PELOS QUAIS OS REPUBLICANOS PERDERAM AS ELEIÇÕES DESTA NOITE”, escreveu Trump, citando “institutos de pesquisa” não identificados.
Apoios e resultados eleitorais
Trump havia apoiado candidatos como Jack Ciattarelli, em Nova Jersey, e virtualmente realizado comícios para outros candidatos nas primárias republicanas. No entanto, todos eles perderam suas respectivas bases eleitorais, segundo projeções. Em uma postagem anterior, o presidente pediu a seus apoiadores que apoiassem Andrew Cuomo em vez de Curtis Sliwa e Zohran Mamdani na corrida pela prefeitura de Nova York.
Foco em audiência
Após os resultados negativos, Trump rapidamente mudou seu foco, destacando que sua entrevista no programa ’60 Minutes’ da CBS, realizada no domingo (2), teve a maior audiência em anos, segundo a Variety. A entrevista garantiu ao programa sua maior audiência desde a edição que abordou a revolta do Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.