Cécile Kohler e Jacques Paris estavam detidos desde maio de 2022
Emmanuel Macron anunciou a libertação de Cécile Kohler e Jacques Paris, detidos no Irã desde maio de 2022, em um comunicado no dia 4 de novembro.
Em Teerã, no dia 5 de novembro de 2025, o presidente Emmanuel Macron anunciou a libertação de Cécile Kohler e Jacques Paris, que estavam detidos no Irã desde maio de 2022. O casal foi libertado após mais de três anos de detenção, com Macron afirmando que eles “saíram da prisão de Evin e estão a caminho da embaixada da França”.
Detalhes da detenção e libertação
Cécile Kohler, de 41 anos, e Jacques Paris, de 72, foram detidos no dia 7 de maio de 2022, durante uma viagem ao Irã. Inicialmente encarcerados na infame seção 209 da prisão de Evin, frequentemente associada a prisioneiros políticos, eles foram transferidos para um centro de detenção não revelado durante o conflito entre Israel e o Irã. Recentemente, foram condenados a penas severas sob acusações de espionagem e conspiração, as quais o governo francês sempre considerou arbitrárias.
Contexto das detenções no Irã
Nos últimos anos, o Irã tem intensificado a detenção de cidadãos ocidentais, particularmente franceses, como uma estratégia de pressão diplomática. Analistas indicam que essas prisões são frequentemente utilizadas como moeda de troca em negociações internacionais. Com a libertação de Kohler e Paris, a França encerra um ciclo de casos que envolvem a detenção de seus cidadãos, após a soltura de outros indivíduos ao longo de 2023 e 2025.
Repercussão e futuro
A libertação do casal foi celebrada por seus advogados como um “novo dia”, e o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot, confirmou que eles estão em segurança enquanto aguardam seu retorno definitivo à França. A situação dos cidadãos franceses detidos no Irã continua a ser uma preocupação constante para o governo francês e suas famílias.