O que você precisa saber sobre a prova de redação do Enem
A prova de redação do Enem 2025 será realizada no próximo domingo (9/11). Veja as regras e competências exigidas.
Os candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão a prova de redação no próximo domingo (9/11), junto com as provas de códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. A nota varia de zero a 1.000 pontos e é atribuída de acordo com as cinco competências estabelecidas.
Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
Os participantes terão que escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação. O tema da redação será de ordem social, científica, cultural ou política. O objetivo desse texto é convencer o leitor de que determinado ponto de vista é acertado e relevante, mobilizando informações e argumentos consistentes.
Proposta de intervenção
Adicionalmente, o candidato também deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos; propostas que desrespeitem esses direitos receberão nota zero.
Competências exigidas
Os participantes devem ficar atentos às cinco competências exigidas no texto: domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento, organização das informações e argumentos, conhecimento dos mecanismos linguísticos e proposta de intervenção.
Correção das redações
Cada redação será corrigida por dois corretores, que atribuirão uma nota de zero a 200 pontos em cada competência. A soma desses pontos compõe a nota total, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final será a média entre as notas dos dois avaliadores. Entre os critérios que resultam na nota zero estão a fuga ao tema, ausência de texto na folha de redação e desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa.
Inscritos e datas das provas
Um total de 4.811.338 candidatos confirmaram a inscrição para o Enem 2025, um aumento de 11,22% em relação ao ano anterior. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde serão realizadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro devido à COP30.