Análise de processos contra deputados está na pauta
A reunião do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, marcada para 5 de novembro, foi cancelada sem nova data definida.
Em 05/11/2025, às 10:15, foi cancelada a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, que estava programada para essa data. O encontro tinha como pauta a análise de 12 processos contra 9 deputados. Até o momento, não há informações sobre quando ocorrerá a próxima reunião.
Processos em destaque
Os deputados envolvidos nas análises incluem:
- Gilvan da Federal: Responde a dois processos, um por ofensas à deputada Gleisi Hoffman e outro por incitação à violência contra o presidente Lula.
- André Janones: Acusado de solicitar que servidores devolvessem parte de seus salários para sua campanha e por ofensas a outro deputado.
- Lindbergh Farias: Enfrenta acusações de disseminação de informações falsas e ofensas a colegas.
- Kim Kataguiri e Célia Xakriabá: Ambos são acusados de agressões verbais e físicas durante sessões.
- Delegado Éder Mauro, Guilherme Boulos, José Medeiros e Sargento Fahur também estão entre os parlamentares que respondem a processos por condutas inadequadas no exercício de suas funções.
Contexto do Conselho de Ética
O Conselho de Ética é responsável por investigar e deliberar sobre condutas de deputados que possam configurar quebra de decoro parlamentar. As reuniões são essenciais para a manutenção da ética e da boa convivência na Câmara, refletindo o compromisso dos parlamentares com a integridade legislativa. O cancelamento desta reunião deixa pendentes diversas deliberações que podem impactar a atuação dos envolvidos.
Da Redação – ND
