Evento em Curitiba reuniu especialistas para discutir tecnologia, cultura e tendências de mercado
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta segunda-feira (4) da segunda edição do Futurize-se, promovido pela ADVB/PR no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O evento reuniu lideranças e especialistas para debater o futuro das cidades, o papel da inovação pública e as transformações do mercado e da cultura.
Guto Silva apresentou como a gestão inteligente e o uso de tecnologia podem transformar a infraestrutura urbana e melhorar a vida da população. Ele também relatou resultados da missão oficial em Washington, na semana passada, onde o Paraná firmou acordo com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) para a criação do Observatório Inteligente de Cidades.
“Nosso propósito com essa parceria é trazer metodologias que melhorem a vida nas cidades. Queremos apoiar os municípios não só com infraestrutura — como asfalto, iluminação e praças —, mas também com instrumentos de gestão que tornem a administração pública mais eficiente e com impacto direto na vida das pessoas”, afirmou o secretário.
Segundo ele, o uso de tecnologia e inovação é essencial para aprimorar os serviços públicos e fortalecer as cidades. “O Paraná já lidera no Brasil o uso de aplicações de inteligência artificial voltadas à melhoria dos serviços públicos. Estamos aplicando soluções que reduzem burocracia, aumentam a agilidade e qualificam o atendimento ao cidadão. O futuro chegou, e precisamos de governos que olhem para o cidadão e garantam educação e infraestrutura de qualidade”, destacou.
O evento contou ainda com o especialista em negócios e tecnologia Jesper Rohde, com a palestra “Tendências globais e o impacto das novas economias”. Ele destacou que a inteligência artificial vem revolucionando o marketing e que o consumidor valoriza mais a experiência do que o produto em si. Já a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika, abordou “Cultura e criatividade como vetores de desenvolvimento” e defendeu que os museus devem estar conectados aos avanços tecnológicos e promover inclusão e experiências. A mediação foi conduzida por Isabela Melnechuky, diretora da ADVB/PR e coordenadora do Núcleo de Futuros e Tendências.
A presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, explicou que o Futurize-se teve como objetivo conectar diferentes olhares sobre o que vem pela frente no mercado e na sociedade. “Nesta edição quisemos discutir o mercado do futuro e entender onde estarão os profissionais e os consumidores nos próximos anos. O futuro não espera, e nosso objetivo foi estar atentos aos movimentos que já acontecem e projetar cenários possíveis diante das transformações tecnológicas e culturais”, afirmou.
Fonte: Assessoria de Imprensa. / Foto: Valdelino Pontes.