Concorrência de Ozempic genérico impacta previsões da Novo Nordisk

Tom Little

Farmácias de manipulação pressionam vendas de medicamentos

A Novo Nordisk reduziu suas previsões de lucro devido à concorrência crescente de versões genéricas de seus medicamentos Ozempic e Wegovy.

A Novo Nordisk reduziu seu guidance de lucros em 5 de outubro de 2023, à medida que a concorrência aumenta e as versões genéricas de seus medicamentos Ozempic e Wegovy pressionam as vendas.

Pressão das farmácias de manipulação

Farmácias de manipulação nos EUA têm produzido versões de menor custo dos medicamentos, uma prática permitida pela FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) enquanto os suprimentos dos tratamentos autênticos estão em falta. Esperava-se que a distribuição das versões mais baratas parasse até o final de maio, quando saíssem da lista de escassez.

Revisão das expectativas financeiras

Agora, a Novo Nordisk espera um crescimento do lucro operacional de 4% a 7% em taxas de câmbio constantes este ano, uma queda em relação à previsão anterior de 4% a 10%. O crescimento das vendas também foi ajustado, passando de 8% a 14% para uma expectativa entre 8% e 11%.

Impactos nos lucros e reestruturação

O lucro líquido no terceiro trimestre caiu 27%, totalizando 20 bilhões de coroas dinamarquesas (aproximadamente US$ 3,08 bilhões), mesmo com um aumento de 5,1% nas vendas, que chegaram a 74,98 bilhões de coroas. Os lucros foram impactados por 9 bilhões de coroas em custos de reestruturação, após a empresa anunciar planos de cortar 9.000 empregos, ou 11% de sua força de trabalho. Uma previsão de analista da FactSet estimava o lucro líquido em 19,48 bilhões de coroas sobre vendas de 76,53 bilhões de coroas.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: