Encontro com foco em comércio e segurança na América Latina
O presidente Lula viaja à Colômbia no sábado (8) para a cúpula da Celac-UE, que começa no dia 9.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará para a Colômbia no próximo sábado (8), onde participará da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), que começa no dia 9. O retorno a Belém está agendado para o mesmo dia, permitindo que Lula participe da abertura da COP30, no dia 10.
Temas em destaque
O encontro reunirá representantes dos 27 países da União Europeia e das 33 nações da Celac, com foco na retomada do diálogo e das negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Durante uma entrevista a jornalistas estrangeiros, Lula destacou que discutirá os problemas da Venezuela e a crescente presença militar dos Estados Unidos na América Latina, declarando: “A reunião da Celac só faz sentido agora se for para discutir a questão dos navios de guerra dos EUA”.
Contexto histórico
A presença dos EUA no Caribe aumentou significativamente nos últimos meses, com ações militares contra barcos suspeitos de transportar drogas. Lula sublinhou que a América Latina deve ser uma região de paz, e não de guerra, e que as questões políticas da Venezuela devem ser tratadas em um fórum político adequado.
Próximos passos
A expectativa é que a cúpula da Celac-UE traga avanços nas discussões sobre comércio e segurança na região, além de promover um diálogo mais amplo sobre as necessidades e desafios enfrentados pelos países latino-americanos.