Expectativas otimistas para o plano do Brasil na COP30
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, destaca mudanças rápidas nas discussões climáticas e o novo plano do Brasil.
Mudanças rápidas nas discussões climáticas
Em Belém, 04 de outubro de 2023, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, apresentou o “Roteiro Baku a Belém”, um documento que traz propostas ousadas para as negociações climáticas. Corrêa do Lago destacou que o mundo está mudando rapidamente nas discussões sobre meio ambiente, evidenciando um otimismo em relação ao progresso nas políticas climáticas globais.
Propostas do Brasil para o financiamento climático
O documento, que possui 81 páginas, não é mandatório, mas sugere um caminho claro para o debate entre chefes de Estado e negociadores. “Esse documento traz uma série de gatilhos para o debate. Em um mundo ideal, gostaríamos que todos aprovassem, mas a ideia é que as partes incorporem ideias e o senso de urgência”, afirmou o embaixador. O Brasil propõe ações que buscam atingir uma meta ambiciosa de US$ 1,3 trilhão por ano para o financiamento climático.
Importância das decisões institucionais
André Corrêa do Lago destacou que o foco do documento não está apenas nas regras, mas em como as instituições podem influenciar mudanças significativas. Ele defendeu que a transformação necessária depende de decisões tomadas por governos, órgãos e empresas, ressaltando a importância da colaboração entre todas as partes envolvidas.