Grupo mexicano lidera disputa por terminais no Brasil e América Latina
O Grupo Aeroportuario del Sureste (Asur) é o principal candidato na aquisição dos aeroportos da Motiva, avaliados em R$5 bilhões.
O Grupo Aeroportuario del Sureste (Asur), do México, é o principal candidato na disputa para adquirir o portfólio de aeroportos da Motiva (MOTV3). Segundo fontes que falaram à Reuters, a proposta da Asur avaliou os ativos em cerca de R$5 bilhões, excluindo dívidas, superando concorrentes como a operadora espanhola Aena e a Corporación América Airports (CAAP) da Argentina.
Contexto da venda
A Motiva, que anteriormente era conhecida como CCR, anunciou em maio de 2023 que iniciaria o processo de venda dos terminais. Essa mudança de estratégia visa concentrar a empresa em seu negócio principal de concessões de rodovias. O grupo gerencia uma rede que inclui rodovias, aeroportos e serviços de transporte de passageiros, como metrôs e trens.
Expectativas para o futuro
O presidente-executivo da Motiva, Miguel Setas, afirmou que a empresa pretende anunciar a venda dos ativos até o final de 2025. Até o momento, Asur, que já tem experiência com aeroportos, é visto como o favorito na negociação, embora nenhum acordo tenha sido assinado até agora. As autoridades da Aena e da Motiva se recusaram a comentar sobre a venda, enquanto a CAAP não respondeu ao pedido de comentários.
Fonte: www.moneytimes.com.br