Queda acentuada nas vendas de veículos elétricos da montadora de Elon Musk
As vendas da Tesla de veículos elétricos na Alemanha caíram mais da metade em outubro de 2025, com uma queda de 50% no acumulado do ano.
As vendas de veículos elétricos da Tesla na Alemanha caíram drasticamente em outubro de 2025, com a montadora de Elon Musk vendendo apenas 750 veículos, menos da metade das 1.607 unidades vendidas em outubro do ano passado. Além disso, as vendas totais da Tesla estão 50% abaixo em comparação ao ano anterior, segundo dados da autoridade de transporte federal da Alemanha, a KBA.
Queda acentuada nas vendas
A Tesla enfrenta uma dura concorrência tanto de fabricantes europeus quanto chineses que oferecem veículos elétricos menores e mais acessíveis, muitos preços abaixo de 35.000 euros. Em resposta a essa competição, a montadora lançou uma versão mais barata do Model Y, com preço de 39.990 euros, cerca de 5.000 euros mais barato que as versões anteriores. A eficácia dessa estratégia em reverter a queda de vendas ainda está por se confirmar.
Fatores que influenciam o mercado
Além da concorrência, a imagem da Tesla na Alemanha foi prejudicada pela retórica política de Musk, que se alinhou a partidos considerados extremistas, afetando seu apelo entre os consumidores mais progressistas. A KBA reportou que, até outubro, 434.627 veículos elétricos foram vendidos na Alemanha, um aumento de quase 40% em relação ao ano anterior, mas as vendas da Tesla caíram drasticamente no mesmo período.
O futuro das vendas de EVs na Alemanha
A Alemanha aboliu os incentivos para a compra de veículos totalmente elétricos há cerca de dois anos, o que causou uma queda inicial na demanda. No entanto, um novo programa de incentivos para veículos elétricos está previsto para entrar em vigor em janeiro de 2026, o que pode impulsionar as vendas no futuro. A Tesla, com sua nova versão do Model Y, espera se beneficiar desse cenário em mudança.