Confira as áreas afetadas e as previsões climáticas
Oito estados e o Distrito Federal estão em alerta de tempestade até quinta-feira (6).
Nesta quarta-feira (5 de novembro de 2025), o Brasil está sob alerta de tempestade, com oito estados e o Distrito Federal enfrentando condições climáticas adversas, que podem incluir chuvas intensas e ventos fortes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que até a manhã de quinta-feira (6), regiões como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo poderão registrar chuvas de até 50mm/dia, além de ventos que podem alcançar 60 km/h.
Situação climática e impactos
O alerta amarelo também indica a possibilidade de granizo nas áreas afetadas. Além disso, o alerta se estende para o sul do Tocantins, oeste de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e parte do oeste do Amazonas, onde chuvas intensas de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia são esperadas, acompanhadas de ventos entre 40 e 60 km/h.
Previsões para os próximos dias
De acordo com o Inmet, as instabilidades climáticas devem persistir em boa parte do país até a próxima segunda-feira (10). O Centro-Oeste verá chuvas volumosas, especialmente em Goiás, enquanto o Distrito Federal terá pancadas de chuva ao longo da semana. No Sul, uma frente fria trará fortes chuvas, enquanto a região Norte enfrentará áreas de instabilidade concentradas na porção central do Amazonas. No Nordeste, a previsão é de tempo seco, exceto em algumas áreas do sul e oeste da Bahia, sul do Piauí e Maranhão, onde pancadas isoladas podem ocorrer.