Fenômeno será visível em quase todo o estado
Na noite de 5 e madrugada de 6 de setembro, paranaenses poderão observar a Superlua, que estará a 360 mil km da Terra.
Na noite de 5 e madrugada de 6 de setembro, paranaenses poderão observar a Superlua, que estará a cerca de 360 mil km da Terra. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), após chuvas, o céu deverá estar limpo em grande parte do estado, permitindo a visibilidade do fenômeno.
Visibilidade em todo o estado
O fenômeno será visível em praticamente todo o território paranaense, incluindo Curitiba, que não teve a mesma sorte em outros eventos astronômicos. A única exceção é o Sudoeste, onde a previsão é de forte nebulosidade e chuvas fracas no início da noite. No entanto, a nebulosidade deve se dissipar durante a madrugada, permitindo a observação da Superlua.
Detalhes do fenômeno
O professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, explica que esse fenômeno é conhecido como perigeu, quando a Lua está mais próxima da Terra. Durante essa Superlua, a Lua será cerca de 16% mais brilhante do que a média, proporcionando uma visão espetacular. A observação poderá ser feita a partir das 19h01, na direção leste, até as 5h05 do dia seguinte.