Deputado registra BO após ameaça de colega na CPMI do INSS

BRENOESAKI/METRÓPOLES

Duarte Jr. pede escolta e envolve Polícia Legislativa Federal em caso

Duarte Jr., vice da CPMI do INSS, registrou BO contra Edson Araújo por ameaça. Ele pediu escolta e envolveu a Polícia Legislativa.

Em 5 de novembro de 2025, o deputado Duarte Jr. (PSB-MA), vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, registrou um boletim de ocorrência contra Edson Araújo (PSB-MA) por ameaças. O caso foi registrado após Duarte receber uma mensagem de Araújo com uma “ameaça de morte”. O deputado pediu uma escolta ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para ele e sua família, em meio às investigações sobre irregularidades no INSS.

Contexto da ameaça

Edson Araújo, que é vice-presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), está sob investigação pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto, que apura descontos indevidos em benefícios do INSS entre 2019 e 2024. Durante uma conversa, Araújo admitiu que a mensagem enviada a Duarte foi uma ameaça, o que levou à intervenção da Polícia Legislativa Federal.

Impacto na CPMI do INSS

O escândalo do INSS foi revelado em reportagens pelo Metrópoles, que mostraram uma arrecadação ilícita superior a R$ 2 bilhões, resultando em investigações que culminaram em demissões de figuras importantes da Previdência. A CPMI está sob pressão, e Duarte Jr. questionou Araújo sobre a origem de quase R$ 5 milhões que ele teria recebido, levantando suspeitas sobre a legalidade desses depósitos.

Próximos passos

A CPMI do INSS seguirá investigando a situação, com a possibilidade de novas audiências e questionamentos sobre as transações financeiras de Araújo. A situação atual destaca tensões dentro do corpo legislativo e a necessidade de proteção para parlamentares envolvidos em investigações delicadas.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: