Encontro reúne líderes em Belém para preparar COP30
Cúpula do Clima em Belém reúne líderes de 57 países, mas sem a presença de Trump e Xi Jinping, impactando discussões.
Em Belém (PA), a partir de hoje, 6 de novembro de 2025, líderes de 57 países se reúnem para a Cúpula do Clima. O evento, que antecede a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, discutirá questões como o fundo para preservação de florestas e transição energética. As ausências de Donald Trump e Xi Jinping, que lideram a emissão de gases de efeito estufa no mundo, marcam uma polarização no cenário global.
Participação e ausências notáveis
Segundo o embaixador Maurício Lyrio, representantes oficiais dos Estados Unidos e da Argentina não foram confirmados, refletindo a postura negacionista dos presidentes Trump e Javier Milei em relação às mudanças climáticas. Apesar das ausências, são esperadas delegações de 143 países, incluindo 39 ministros e diversas organizações internacionais, que buscarão um consenso em torno de metas climáticas.
Desafios e metas do evento
O evento não tem caráter deliberativo, diferentemente da COP30, programada para ocorrer entre 10 e 21 de novembro. A cúpula busca promover negociações políticas, com a principal aposta do Brasil sendo o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que visa captar recursos para a preservação das florestas tropicais, com um investimento inicial de US$ 1 bilhão.
Agenda do encontro
Durante a manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dará as boas-vindas aos líderes na Zona Azul, no Parque da Cidade, em Belém. Após a abertura, um almoço será dedicado ao TFFF, seguido por uma sessão temática sobre florestas e oceanos. No dia seguinte, os líderes discutirão a transição energética e os 10 anos do Acordo de Paris, com foco nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e no financiamento climático.