Startup brasileira recebe prêmio de sustentabilidade
A re.green, empresa brasileira, conquistou o Earthshot Prize 2025, um dos prêmios mais importantes em sustentabilidade.
Em 5 de novembro de 2025, a startup brasileira re.green foi uma das grandes vencedoras do Earthshot Prize, considerado o “Oscar da Sustentabilidade”. A cerimônia de premiação ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, marcando a primeira vez que o evento foi realizado na América Latina.
O prêmio e suas categorias
O Earthshot Prize, idealizado pelo Príncipe William, busca incentivar projetos ambientais que causam grandes impactos no planeta. Neste ano, a competição teve 15 finalistas em cinco categorias. Cada vencedor recebeu £1 milhão, equivalente a quase R$ 7 milhões. A re.green destacou-se na categoria “Proteger e Restaurar a Natureza”, utilizando dados de Inteligência Artificial e imagens de satélite para reflorestar a Mata Atlântica e a Amazônia.
Outros vencedores e suas iniciativas
Além da re.green, outros projetos vencedores incluíram:
- Categoria “Purificar o Ar”: Cidade de Bogotá, Colômbia, que reduziu a poluição do ar em 24% desde 2018.
- Categoria “Revitalizar os Nossos Oceanos”: O Tratado de Alto Mar, Países Baixos, focado na conservação da biodiversidade em águas internacionais.
- Categoria “Construir Um Mundo Sem Resíduos”: Lagos Fashion Week, Nigéria, promovendo uma nova economia da moda sustentável.
- Categoria “Combater a Crise Climática”: Friendship, Bangladesh, oferecendo serviços de saúde e educação em comunidades vulneráveis e promovendo resiliência climática.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br