Impasse entre republicanos e democratas se agrava com o 37º dia de paralisação
O shutdown do governo dos EUA entra no 37º dia, com impactos significativos em voos e assistência para famílias de baixa renda.
Em Washington, D.C., no dia 10 de outubro de 2023, o shutdown do governo dos EUA entra no 37º dia, enquanto voos e assistência energética para famílias de baixa renda se tornam as últimas vítimas da paralisação. O impasse entre republicanos e democratas continua, afetando milhões de cidadãos.
Impactos diretos do shutdown
A Administração Federal de Aviação (FAA) anunciou que começará a reduzir o número de voos em locais de alta demanda devido à escassez de pessoal nas aeroportos. O secretário de Transporte, Sean Duffy, revelou que haverá uma redução de 10% na capacidade em 40 locais a partir de amanhã, em resposta aos atrasos que já afetam os aeroportos americanos.
Além disso, o deputado Tim Burchett, do Tennessee, alertou que o programa de assistência de energia para famílias de baixa renda pode ficar sem recursos até o final da semana, afetando 5,9 milhões de lares. O programa, conhecido como LIHEAP, é vital para ajudar a cobrir os custos de aquecimento durante o inverno.
Pressão política
Enquanto isso, o presidente Donald Trump está pressionando os senadores republicanos a eliminarem o filibuster para facilitar a aprovação de um projeto de lei de gastos a curto prazo. Em uma entrevista, Trump afirmou que acabar com o filibuster possibilitaria a aprovação de várias medidas benéficas. Contudo, a liderança republicana ainda hesita em seguir essa abordagem, enquanto o impasse persiste.
O futuro incerto
Com o governo em sua segunda mês de shutdown, a situação se agrava, com cortes que afetam diretamente a vida dos cidadãos, especialmente os mais vulneráveis. As negociações no Senado continuam, mas sem uma solução à vista, o impacto do shutdown poderá se intensificar nas próximas semanas.
Fonte: www.nbcnews.com
Fonte: 10% at Major Airports as Shutdown Rolls On