Alerta de tempestades no Paraná: ventos de até 80 km/h e chuvas intensas

Previsões indicam severidade das condições climáticas até o dia 8 de outubro

O Paraná está em alerta para tempestades severas entre 7 e 8 de outubro, com ventos de até 80 km/h e chuvas intensas.

Alerta de tempestades no Paraná

Uma nova atualização nesta quinta-feira (06) do Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) em parceria com a Defesa Civil, ressalta o agravamento do cenário da previsão do tempo entre a tarde de sexta-feira (07) e a manhã de sábado (08) no Paraná. Tempestades severas serão registradas em várias regiões do Estado, com possibilidade de fortes rajadas de vento e precipitação de granizo.

Cenário meteorológico

As tempestades chegam após uma rápida trégua no tempo. Não há previsão de chuva nesta quinta-feira (06), exceto na faixa Leste. Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, “temos uma incursão de umidade do oceano para o continente, que produz bastante formação de nuvens entre a região litorânea, Serra do Mar e a Região Metropolitana de Curitiba, o que deixará a temperatura mais amena do que nos últimos dois dias.”

Impactos esperados

Na sexta-feira (07), as temperaturas podem chegar a 34°C em algumas cidades do Norte e do Oeste do Paraná. Isso, aliado ao calor, aumenta o risco de fortes tempestades. A chuva persistirá pela madrugada do sábado (08) nas cidades que fazem divisa com São Paulo. O cenário indica risco muito alto na metade Oeste do Estado e risco alto na metade Leste para ocorrências meteorológicas severas, com acumulados que podem ultrapassar 50 mm e rajadas de vento acima de 80 km/h.

Recomendações da Defesa Civil

De acordo com a Defesa Civil, esse cenário poderá provocar alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica. Entre a tarde do sábado (08) e a manhã de domingo (09), o aprofundamento do ciclone extratropical poderá provocar rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h, pontualmente acima de 70 km/h na faixa litorânea. O Simepar continua monitorando a situação e recomenda que a população esteja atenta aos alertas enviados pela Defesa Civil.

Fonte: nossodia.com.br

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: