Piauí é o estado mais quente do Brasil, afirma pesquisa

Getty Images

Dados do MapBiomas Atmosfera revelam aumento das temperaturas

O Piauí lidera o ranking dos estados mais quentes do Brasil, com uma temperatura média anual de 26°C, segundo o MapBiomas Atmosfera.

Piauí é o estado mais quente do Brasil

Em 6 de novembro de 2025, o Piauí foi identificado como o estado mais quente do Brasil, com uma temperatura média anual de 26°C, conforme dados do MapBiomas Atmosfera. A pesquisa, divulgada na quarta-feira (5/11), analisou as condições climáticas de 1985 a 2024 e destacou a elevação das temperaturas na região.

Aumento das temperaturas no Brasil

Os dados mostram que o Piauí, junto com estados do Norte e Nordeste, como Maranhão (MA) e Roraima (RR), está no topo da lista dos mais quentes. Além disso, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso apresentaram um aumento gradual das temperaturas, com taxas que variam entre 0,34 e 0,40º C por década. Essa tendência é atribuída à continentalidade, já que esses estados estão distantes dos litorais, o que eleva suas temperaturas médias.

Comparativo com outros estados

A pesquisa também revelou que a menor taxa de aumento de temperatura foi observada em estados litorâneos, como Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba, onde as temperaturas aumentaram entre 0,10 e 0,12 ºC por década. Por outro lado, Santa Catarina se destacou como o estado com a menor temperatura média histórica (1985-2024), em torno de 18°C, devido ao seu relevo e à influência de massas de ar frio.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: