Ação anterior e contexto da série geram controvérsias
Cristian Cravinhos, após sua insatisfação com a série 'Tremembé', já havia perdido uma ação anterior contra a Prime Video.
Cristian Cravinhos ficou bastante irritado com “Tremembé” após a série expor um suposto romance gay e apontá-lo como um homem que gosta de usar calcinha. No entanto, essa não é a primeira vez que a Prime Video, plataforma de streaming responsável pela obra, tira o ex-detento do sério.
Segundo informações do colunista Gabriel Vaquer, do jornal Folha de São Paulo, Cristian já havia movido uma ação no passado por conta da série “Investigação Criminal”, que trouxe detalhes do assassinato dos pais de Suzane von Richthofen. Cristian pediu R$ 50 mil de indenização por danos morais. Ele apontou que a Prime Video e a produtora Medialand usaram sua imagem sem autorização. O irmão de Daniel defendeu que tinha “direito ao esquecimento”, conceito jurídico que impede que um fato que causa sofrimento ou transtorno volte a ser exposto publicamente.
Vale lembrar que, em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que o direito ao esquecimento é incompatível com a Constituição Federal. Cristian perdeu a ação no ano passado e o caso foi arquivado. O desembargador Penna Machado, relator do caso, concluiu que as empresas não cometeram qualquer dano à imagem dele. Na decisão, o magistrado ainda destacou que os documentos e imagens que constam na série foram obtidos junto à imprensa ou diretamente nos autos do processo do assassinato.
Por se tratar de um tema delicado, a Amazon teve um esforço redobrado no roteiro. Também segundo informações de Vaquer, a plataforma montou um esquema especial para evitar processos dos criminosos citados e seus familiares. Um corpo jurídico ficou incumbido de se debruçar sobre o roteiro e auxiliar escritores sobre como desenvolver a história sem criar riscos de processos. As cenas que receberam mais atenção foram as de Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga, os principais destaques da produção. Ao longo dos 23 anos em que é acompanhada de perto pela mídia, Suzane já ganhou processos contra a Record TV e a TV Globo.
Fonte: www.purepeople.com.br