Felipe Sant'Ana aponta ameaças ao mercado de criptomoedas
Felipe Sant'Ana, da Paradigma Education, elenca riscos que podem impactar o bitcoin.
Em 6 de outubro de 2025, durante o OranjeBTC Summit, Felipe Sant’Ana, fundador da Paradigma Education, destacou dois riscos existenciais para o bitcoin (BTC): a segurança de longo prazo e a ameaça da computação quântica.
Segurança da rede e o futuro do bitcoin
Sant’Ana ressaltou que, atualmente, a segurança da rede do bitcoin é garantida pela mineração de novos blocos. No entanto, à medida que a emissão de novos bitcoins diminui, a segurança dependerá exclusivamente das transações. Ele argumentou que, no futuro, isso pode não ser suficiente para manter a integridade da blockchain.
A ameaça da computação quântica
Outro ponto levantado foi o risco da computação quântica, que, segundo Sant’Ana, poderia comprometer a segurança do bitcoin ao permitir que computadores avançados pudessem controlar uma quantidade significativa de moedas em circulação. Isso, por sua vez, poderia gerar uma grande volatilidade de preços no mercado.
Respostas a essas ameaças
Fernando Ulrich, membro do conselho da OranjeBTC, minimizou as preocupações apresentadas por Sant’Ana. Ele acredita que a rede encontrará seu equilíbrio natural, regularizando-se com a lógica do livre mercado e que já existem soluções técnicas para mitigar os riscos da computação quântica. Ulrich destacou que, embora o mercado possa enfrentar volatilidade, as ameaças não são existenciais e a segurança do bitcoin pode ser mantida por meio da adaptação da própria rede.
Fonte: www.moneytimes.com.br
Fonte: m Gemini Pro