Tesla permitirá envio de mensagens enquanto dirige em breve

Musk afirma que nova funcionalidade estará disponível em um ou dois meses

Elon Musk anunciou que a Tesla permitirá o envio de mensagens enquanto dirige com o FSD em breve, mas sem esclarecer os aspectos legais.

Em 6 de novembro de 2025, Elon Musk anunciou que a Tesla permitirá que os motoristas enviem mensagens enquanto utilizam o sistema de condução autônoma FSD (Full Self-Driving) em breve, dentro de “um ou dois meses”. Contudo, ele não explicou como contornará as leis que proíbem essa prática, que é considerada ilegal na maioria das jurisdições, incluindo os Estados Unidos.

Desafios legais e regulatórios

Musk afirmou que a Tesla está “quase” pronta para permitir essa funcionalidade, mas a empresa ainda precisa enfrentar diversas etapas legais e regulatórias antes de implementá-la. Atualmente, a Tesla limita seus projetos a frotas internas com supervisão em áreas onde a legislação permite. Para que a função de envio de mensagens enquanto dirige seja liberada, a Tesla precisaria assumir a responsabilidade sobre os veículos, o que implicaria em um nível de condução autônoma mais avançado, como SAE níveis 3 a 5.

Dados de segurança questionáveis

Tradicionalmente, a Tesla não divulga dados relevantes sobre a segurança de suas funções de condução autônoma. Embora a montadora publique relatórios trimestrais sobre a segurança do Autopilot, esses dados são frequentemente criticados por sua metodologia, que considera apenas acidentes que acionam airbags. Além disso, a comparação feita entre veículos com e sem as funções ativadas pode não refletir a segurança real. Musk mencionou que a Tesla analisará os dados antes de permitir o envio de mensagens, mas a falta de transparência historicamente gera desconfiança.

Expectativas futuras

Embora a promessa de Musk possa gerar expectativas, muitos especialistas acreditam que a Tesla ainda enfrenta muitos desafios antes de implementar a funcionalidade. O que parece ser uma promessa para encorajar novos compradores pode, na verdade, ser uma chamada de atenção para a necessidade de mais progresso no campo da condução autônoma. A realidade é que, com a legislação atual, o envio de mensagens enquanto dirige não deve ser viável em um futuro próximo.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: