Encontro inédito com líderes de cinco nações da região
Em 7 de novembro de 2025, Trump se reuniu com líderes da Ásia Central para discutir parcerias em minerais críticos.
Em 7 de novembro de 2025, o presidente Donald Trump recebeu os líderes de cinco nações da Ásia Central em um encontro que visa fortalecer laços minerais e aumentar a influência dos EUA na região. Trump descreveu a Ásia Central como “uma região extremamente rica”, sublinhando seu desejo de fortalecer a parceria dos EUA com os cinco países sem saída para o mar: Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão.
Encontro inédito e alianças estratégicas
A reunião, que ocorreu no contexto do que é conhecido como fórum “C5+1”, serve como plataforma principal para o engajamento dos EUA com as nações da Ásia Central desde 2015. A vasta riqueza mineral da região, que inclui urânio, cobre, ouro e terras raras, está atraindo atenção global em meio à crescente competição por minerais críticos, especialmente com a necessidade de diversificar as cadeias de suprimento longe de Moscovo e Pequim.
Reações dos líderes centrais
O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, elogiou as conversações como “o começo de uma nova era de interação entre os Estados Unidos e a Ásia Central”. O Cazaquistão também se tornou o primeiro país a se juntar aos Acordos de Abraão desde que os Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Marrocos e Sudão assinaram acordos de normalização com Israel em 2020. O presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, expressou sua gratidão, afirmando que Trump é tratado como “o presidente do mundo” em seu país.
O futuro das relações EUA-Ásia Central
Mais tarde, Trump anunciou um “incrível Acordo de Comércio e Economia” com o Uzbequistão, prevendo um investimento de mais de 100 bilhões de dólares nos próximos dez anos em setores-chave dos EUA, incluindo minerais críticos e aviação. Espera-se que acordos de cooperação em minerais críticos sejam assinados entre Washington e os países da Ásia Central.
Fonte: www.dw.com
Fonte: US President Donald Trump meets leaders of Central Asian countries at the White House on November 7, 2025