Operação garantirá segurança e sigilo nas provas
A PMESP reforçará a segurança durante o Enem nos dias 9 e 16 de novembro em mais de 200 municípios de SP.
No próximo domingo (9 de novembro) e no dia 16 do mesmo mês, a Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) implementará um esquema especial de segurança durante a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. Com a intenção de garantir a segurança e o deslocamento dos estudantes, bem como proteger o sigilo das provas, a operação será realizada em mais de 200 municípios do estado.
Planejamento e logística
O planejamento para essa ação começou em agosto de 2023, envolvendo reuniões entre a PMESP e os organizadores do Enem. A logística de escolta e distribuição das provas teve início em setembro, com mais de 65 escoltas realizadas até o momento, contando com cerca de 150 policiais.
Operação nos dias de prova
Durante os dias de prova, o contingente policial será ampliado para aproximadamente 3,5 mil agentes, que atuarão na escolta, no patrulhamento preventivo e na organização do fluxo nas imediações das escolas e universidades onde as provas serão aplicadas. Ao todo, estão previstos mais de 1,5 mil deslocamentos para garantir o sigilo e a integridade das avaliações.
Detalhes sobre o Enem
Quase cinco milhões de estudantes participarão do Enem, que terá seu primeiro dia de provas no dia 9 de novembro. Os participantes enfrentarão uma redação dissertativa-argumentativa e 90 questões objetivas, divididas em 45 perguntas de linguagens e 45 de ciências humanas. O cronograma da prova segue o horário oficial de Brasília, com abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h e início das provas às 13h30.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br
Fonte: SSP-SP