Farra do INSS: Metrópoles conquista prêmio de jornalismo investigativo

IPYS

Reconhecimento internacional pela série de reportagens sobre fraudes no INSS

A série de reportagens 'Farra do INSS' do Metrópoles ganhou o Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo em Buenos Aires.

Farra do INSS

Em 7 de novembro de 2025, a série de reportagens ‘Farra do INSS’, do Metrópoles, foi premiada com o Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo, durante uma cerimônia em Buenos Aires, Argentina. A premiação reconhece a excelência do jornalismo e visa promover a transparência em governanças e empresas.
Escrita pelo repórter Luiz Vassallo e coordenada por Fabio Leite, a série revelou um esquema de descontos indevidos no INSS que impactou milhões de aposentados. As investigações da Polícia Federal, que se basearam nas reportagens, resultaram na Operação Sem Desconto, deflagrada em abril deste ano.

Impacto da série de reportagens

As publicações começaram em dezembro de 2023 e culminaram na exoneração do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, também pediu demissão em meio ao escândalo. Uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) foi instaurada para apurar as fraudes, que podem ter causado prejuízos de até R$ 6,3 bilhões. Até agora, o governo devolveu R$ 2,1 bilhões a mais de 3 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos.

Revelações e consequências

A série também trouxe à luz o envolvimento de figuras centrais, como o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, e o empresário Maurício Camisotti, que são acusados de se beneficiar com os esquemas fraudulentos. Ambos estão atualmente presos.
O prêmio, que homenageia o jornalista mexicano Javier Valdez, é uma importante conquista para a mídia investigativa na América Latina, destacando a necessidade de um jornalismo que busque a verdade e promova a justiça social.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: