Assembleia Legislativa realiza sessão extraordinária para socorro às vítimas de tornado

Rafael Guareski

Medidas urgentes para apoio às famílias de Rio Bonito do Iguaçu

Neste domingo (9), a Assembleia Legislativa do Paraná se reúne para aprovar medidas de apoio às vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu.

Neste domingo (9), a Assembleia Legislativa do Paraná se reúne excepcionalmente, às 17h, em sessões extraordinárias, para aprovar medidas que visam agilizar o socorro às famílias paranaenses afetadas pelo tornado que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, na última sexta-feira (7). O fenômeno, com ventos de até 250 km/h, resultou em seis mortes e deixou mais de 400 feridos.

Contexto da reunião extraordinária

Convocada pelo presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), a reunião será realizada de forma remota e urgente, com o intuito de acelerar o apoio às vítimas. Curi, que esteve no município no dia anterior, lamentou a devastação e anunciou que buscará unir esforços com o governo estadual e federal para a recuperação da cidade.

Medidas a serem aprovadas

A convocação extraordinária tem como objetivo homologar um decreto enviado pelo governo que busca desburocratizar o processo de repasse de recursos e facilitar investimentos em Rio Bonito do Iguaçu. O decreto legislativo reconhece a calamidade pública, permitindo que o município tenha flexibilidade orçamentária e financeira, além de suspender prazos e metas fiscais, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Impactos e próximos passos

As medidas urgentes são essenciais para que o município possa implementar ações emergenciais de recuperação, dado o significativo impacto na infraestrutura e na comunidade local. O reconhecimento da calamidade pública é um passo crucial para assegurar que os recursos cheguem rapidamente às famílias afetadas, que enfrentam a difícil situação de desabrigamento e perda de bens.
As autoridades seguem definindo detalhes adicionais sobre as alterações no Fundo de Catástrofe, que facilitarão ainda mais o apoio às vítimas.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: