Programação conta com a participação de familiares do poeta e terá diversas atrações culturais.
O Dia da Europa em Curitiba, organizado pelo EUNIC (Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia), vai prestar uma grande homenagem a Paulo Leminski, que em 2024 completaria 80 anos. Os shows e as atrações que contam com a participação de familiares do poeta curitibano serão neste sábado (11), das 11h às 17h, no espaço de eventos Fábrika.
Em sua terceira edição, a organização da festividade quis homenagear Paulo Leminski porque, além do reconhecimento mundial, o poeta tem origem polonesa. Durante a comemoração, as filhas do escritor farão uma apresentação organizada por Áurea Leminski e o professor Piotr Kilanowski, e um show musical da dupla Estrela Leminski e Téo Ruiz.
Segundo Estrela Leminski, que aposta no formato voz e violão, a proposta é uma mostra do aspecto compositor de seu pai. “É um aspecto que as pessoas não conheciam tanto, mas há 10 anos eu criei uma compilação disso, o álbum Leminskanções, o qual devo apresentar”, diz. “Também pensamos num aspecto dele como tradutor, com canções que tenham pontos composicionais e letras fortes”, completa.
O Dia da Europa é o maior evento da EUNIC Curitiba. Representando Espanha, França, Itália, Polônia e Portugal, o encontro também oferece uma programação repleta de atividades que celebram a diversidade cultural. Além disso, toda programação é gratuita e o público pode participar de aulas experimentais de idiomas, assistir a palestras e assistir apresentações de dança.
Segundo Benjamin Teulières, diretor executivo da Aliança Francesa em Curitiba, esta é uma oportunidade para o público da capital se conectar com diferentes culturas por meio de experiências autênticas. “Este dia é um convite para explorar e celebrar a diversidade que nos fortalece como comunidade, para celebrar a paz e a unidade do continente europeu e reafirmar a importância da cooperação entre o Brasil e Europa”, afirma.
Solidariedade
No dia do evento, a organização também preparou um ponto de doações para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. O estado passa por uma das maiores catástrofes da sua história. Ao todo, há 204,3 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 48,2 mil em abrigos e 156 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).
O RS tem 397 dos seus 497 municípios com algum relato de problema relacionado ao temporal, com 1,4 milhão de pessoas afetadas.
Serão aceitos alimentos não perecíveis, itens de higiene, produtos de limpeza e roupas de cama e banho.
SERVIÇO
Quando: 11/05, sábado, das 11h às 17h
Onde: Fábrika – Rua Fernando Amaro, 154, Bairro: Alto da XV, Curitiba-PR
Entrada Gratuita