Governo estadual busca mapear potencial mineral da região
A Origen Resources, do Canadá, planeja adquirir projeto de terras raras no Piauí, enquanto governo busca mapear o subsolo.
Em Brasília, no dia 6 de outubro de 2023, a diretora-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Sabrina Góis, se reuniu com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, para discutir iniciativas que visam mapear o potencial mineral do estado. A canadense Origen Resources assinou uma carta de intenções para adquirir um projeto de terras raras no Piauí, que soma 3.978 hectares, aumentando o interesse internacional na região.
Potencial mineral e mapeamento
A área de concessões inclui um direito de preferência sobre outras cinco áreas exploratórias, o que pode abrir caminho para a formação de um distrito minerário de terras raras no Nordeste. As amostras já analisadas indicaram teores de até 1,61% de óxidos totais de terras raras, considerado um resultado alto para amostras de superfície. Esses elementos são essenciais para a produção de ímãs permanentes e baterias, utilizados em tecnologias avançadas.
O que são depósitos de IACD?
Além disso, o estudo preliminar avalia a possibilidade de depósitos de argila de adsorção iônica (IACD), conhecidos por sua alta concentração de terras raras pesadas. Esses depósitos são raros e permitem uma extração menos agressiva, reduzindo o impacto ambiental.
Exclusividade e próximos passos
A Origen terá 150 dias de exclusividade para realizar a due diligence, podendo assumir 90% do projeto com um pagamento de US$ 50 mil e um investimento mínimo de US$ 1 milhão em exploração nos próximos dois anos. O vendedor, cuja identidade não foi divulgada, receberá 15% das ações da empresa e um assento no conselho de administração após o prazo.
Mapeamento mineral no Brasil
Atualmente, apenas 27% do território brasileiro é mapeado na escala 1:100.000, o que significa que mais de 70% do potencial do subsolo nacional permanece desconhecido. O interesse por terras raras no Piauí está crescendo, e a parceria entre a Origen e o governo estadual pode ser um passo importante para a exploração responsável desses recursos.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br
Fonte: Amanda Perobelli