Candidatos devem desenvolver argumentação sobre o tema na redação
O tema da redação do Enem 2025 é "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira", abordando a questão na sociedade atual.
No dia 9 de novembro de 2025, mais de 4,8 milhões de candidatos participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo tema da redação é: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O assunto foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e será discutido neste domingo. A temática segue a linha de minorias, semelhante a discussões relevantes de anos anteriores.
Contexto da redação
As provas do Enem são aplicadas em 1.804 municípios em todo o país, e os candidatos iniciaram o exame às 13h30. Aqueles que não chegaram até às 13h foram impedidos de entrar. O Enem será realizado em dois domingos, com o segundo dia de provas marcado para 16 de novembro. O exame inclui quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa, totalizando 90 questões.
Estrutura do exame
Os candidatos têm 5 horas e 30 minutos para responder às questões, que abrangem áreas como língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, história, geografia, filosofia, sociologia, artes e educação física. A redação deve ser dissertativa-argumentativa, com até 30 linhas, e valerá de 0 a 1.000 pontos. Além disso, três municípios do Pará terão datas diferenciadas para a aplicação da prova, agendada para os dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP30, que impactará a logística do exame.
Expectativas e impactos
Com uma participação massiva, o Enem 2025 promete trazer discussões importantes sobre o envelhecimento na sociedade, refletindo sobre desafios e perspectivas que impactam uma parcela significativa da população brasileira. A expectativa é que o tema estimule uma reflexão crítica entre os candidatos, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes sobre as questões sociais atuais.