Iniciativas sustentáveis destacadas em Belém
Portos do Paraná apresenta pegada de carbono e projeto ecológico na COP30, destacando ações sustentáveis em Belém.
Portos do Paraná leva inventário da pegada de carbono e saneamento ecológico à COP30
O inventário da pegada de carbono da Portos do Paraná e o projeto de saneamento ecológico aplicado na Ilha de Eufrasina serão os principais temas abordados pela Autoridade Portuária na COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). Esta conferência, considerada o maior evento global de discussão sobre as mudanças climáticas, ocorrerá em Belém, no Pará, entre os dias 11 e 12 de novembro de 2023.
João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, participará de dois painéis: o primeiro, no dia 11, com o tema “Porto que Cuida”, e o segundo, no dia 12, focando em “O Porto que se Importa”. O primeiro painel abordará os programas de educação ambiental, com ações voltadas à permacultura — um conjunto de práticas que busca tornar as ocupações humanas mais sustentáveis. “Buscamos soluções baseadas na natureza para adotar propostas de menor impacto possível e resolver problemas do dia a dia das comunidades”, explicou Santana.
Sistemas de tratamento de esgoto ecológico
O principal projeto apresentado será o dos sistemas de tratamento de esgoto ecológico nas moradias da Ilha de Eufrasina, desenvolvido pela empresa pública em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tecnologias alternativas, como o reator biológico com vermes ou minhocas (vermifiltro) e o uso de plantas, são aplicadas na filtragem dos efluentes domésticos. O sistema revoluciona a qualidade de vida dos moradores, que anteriormente enfrentavam o despejo do esgoto a céu aberto, que seguia em direção à baía.
“Tratamos a qualidade da água com sistemas alternativos, focados nas técnicas da permacultura, e depois levamos capacitações aos moradores para as produções de mariscos e ostras”, complementou Santana.
Inventário da Pegada de Carbono
O segundo painel trará o inventário da Pegada de Carbono da Portos do Paraná, realizado pela Fundación Valenciaport. Esta pesquisa revelou que, em 2023, as atividades do complexo portuário dos portos do Paraná emitiram cerca de 678 mil toneladas de CO₂. As emissões foram distribuídas entre três escopos de análise: o Escopo 1, que refere-se às emissões diretas da Autoridade Portuária e representou apenas 2,7% do total; o Escopo 2, que abrange as emissões indiretas associadas ao consumo de energia elétrica, somando 0,1%; e o Escopo 3, que inclui as emissões indiretas provenientes de outras atividades relacionadas às operações portuárias, totalizando 97,1% das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Plano de Descarbonização
A próxima etapa será o desenvolvimento do Plano de Descarbonização da Comunidade Portuária. “Estamos somando esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e atingir as metas da Agenda 2030 e também de 2050 para descarbonização”, destacou o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná.
Pacto pela Sustentabilidade
No dia 12 de novembro, a Portos do Paraná também participará do lançamento dos selos do Pacto pela Sustentabilidade, uma iniciativa do Ministério dos Portos e Aeroportos que busca estimular a adoção de práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) nas companhias do setor de infraestrutura, operação portuária, aeroportuária e de navegação. A empresa pública será homenageada com o Selo Prata.
Participação na COP
Esta é a sexta vez que a Portos do Paraná é convidada pela ONU a participar da COP. Segundo João Paulo Santana, as grandes organizações precisam atuar diretamente em projetos sustentáveis. “Temos percebido que os grandes players do mercado mundial são também os maiores poluidores da atmosfera e, mesmo diante dos eventos climáticos extremos, ainda não mergulharam de fato no projeto de descarbonização”, afirmou.
Uma das medidas adotadas pela Portos do Paraná para reduzir a emissão de gases de efeito estufa é a Portaria dos Navios Verdes, que concede preferência de atracação a embarcações menos poluentes — ou seja, que utilizem combustíveis ou tecnologias embarcadas capazes de reduzir suas emissões. “Todos os navios com maior eficiência energética, que emitam menos gases de efeito estufa, têm prioridade na Portos do Paraná”, concluiu Santana.