Maratona de inovação reuniu 51 participantes em mais de 30 horas de imersão, com mentoria de 40 profissionais e desafios inspirados no projeto “Revita Curitiba”

Mais de 30 horas de imersão, 51 participantes, 40 mentores, 11 desafios e 4 palestras: esses foram alguns dos números que marcaram a quinta edição do Hackatop de MKT ADVB/PR 2025, realizada neste fim de semana (8 e 9 de novembro), na Universidade Positivo, em Curitiba. A maratona de inovação propôs o desafio de desenvolver soluções criativas e sustentáveis para a revitalização da Rua XV de Novembro, dentro do projeto “Revita Curitiba”, conectando estudantes, professores, profissionais e representantes do poder público em um movimento coletivo por uma cidade mais viva e acolhedora.
“O Hackatop é uma oportunidade única de mostrar o poder transformador das ideias. Esses jovens deixaram de maratonar séries para maratonar criatividade e propósito, e isso é inspirador. Revitalizar o centro é uma questão de cidadania, e ver esse engajamento mostra que é possível contagiar outras pessoas com esse espírito. Além de todo o aprendizado, o Hackatop é sobre deixar um legado para Curitiba”, destacou a vice-presidente da ADVB/PR e coordenadora do projeto, Andreia Caldani. “Essa foi a edição com o maior número de patrocinadores, o que mostra que quando o propósito é forte, o mercado vem junto. E com um time de jurados formado por nomes que colocaram Curitiba no mapa mundial da arquitetura e da inovação, reafirmamos o papel da ADVB/PR como uma entidade que faz história e constrói o futuro da cidade”, completou.
A presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, reforçou o caráter simbólico do evento no ano em que a entidade completa seis décadas de atuação. “O Hackatop representa tudo o que acreditamos: olhar para o futuro e promover conexões que transformam o mercado e a cidade. É um projeto que inspira, que abre caminhos e que mostra aos participantes o poder de contribuir com o coletivo. No ano em que a ADVB/PR celebra 60 anos, é gratificante ver um evento que também marca a vida profissional desses jovens”, afirmou.
Comunicação com o poder de mudar o mundo
A equipe Floresta conquistou o primeiro lugar com um projeto que conectou cultura, história e revitalização da Rua XV, propondo experiências sensoriais e sustentáveis para resgatar o pertencimento da população ao Centro. O grupo vencedor foi formado por Isabella Grassmann, Adriano Junior, Júlia Pequeno, Alice Just e Maria Luiza Graciliano. “No início achamos que o desafio era muito mais ligado à arquitetura, mas logo lembramos que a comunicação tem o poder de mudar o mundo, e é isso que queremos fazer com nossa profissão”, afirmou Aline, uma das integrantes da equipe vencedora.
O segundo lugar ficou com o projeto “Brilha Curitiba”, e o terceiro com o “Clube XV”. As três equipes premiadas foram convidadas a apresentar suas propostas à Prefeitura de Curitiba, ampliando o potencial de impacto e aplicação prática das ideias.

Time histórico de jurados
O Hackatop contou com um corpo de jurados composto por especialistas que representam diferentes olhares sobre a cidade, entre eles, os arquitetos Abrão Anis Assad e Fernando Canalli, que ajudaram a colocar Curitiba no mapa mundial da arquitetura; a presidente do IPPUC, Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme; a presidente do Instituto Jaime Lerner, Ilana Lerner; a diretora do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o diretor da Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento, Paulo Krauss; o vice-presidente da Fecomércio e presidente do CORE-PR, Paulo Nauiack; a vereadora e presidente da Comissão de Urbanismo, Rafaela Lupion; o diretor da HIPERVISOR, Oscar Schmeiske; o gestor de marketing Marc Souza; e empresário, conselheiro e Presidente Eleito na Associação Comercial do Paraná, Paulo Mourão.

Durante os dois dias de evento, foram consumidos mais de 40 litros de café, 300 energéticos, 200 pedaços de pizza e 150 hambúrgueres, em um ambiente de intensa troca de conhecimento e colaboração. A edição também teve o apoio de marcas como Red Bull, Hard Rock Café e McDonald’s, além da Prefeitura de Curitiba, Vale do Pinhão, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e da Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital, que reforçaram o compromisso conjunto com a inovação e o desenvolvimento urbano sustentável.
Criado pela ADVB/PR, o Hackatop de MKT tem o propósito de aproximar o jovem talento do mercado e estimular o protagonismo dos futuros profissionais de marketing e comunicação, por meio de desafios reais que unem tecnologia, urbanismo e propósito social. Ano após ano, o Hackatop de MKT comprova seu impacto ao transformar ideias em soluções reais. A embalagem sustentável criada para a Positivo Tecnologia em 2019, a plataforma de compras inteligentes desenvolvida para a Rede Condor em 2022 e o aplicativo Conecta Netinho, voltado ao público 60+, em 2023, são exemplos de projetos que ultrapassaram a maratona e chegaram ao mercado.