Vendas de veículos caem 0,8% em outubro, afetadas pela redução de subsídios
As vendas de automóveis na China caíram 0,8% em outubro, interrompendo um crescimento de oito meses, devido à redução de subsídios.
As vendas de automóveis na China caíram inesperadamente em outubro, totalizando 2,27 milhões de unidades. Esta queda de 0,8% em relação ao ano anterior interrompe uma impressionante sequência de oito meses de crescimento e reflete uma diminuição da confiança do consumidor, impactada pela redução das isenções fiscais e subsídios do governo. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10) pela Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros.
Em setembro, as vendas haviam registrado um aumento significativo de 6,6%. No entanto, o crescimento nas vendas de veículos elétricos e híbridos plug-in também desacelerou, com um aumento de apenas 7,3% em comparação com o ganho de 15,5% do mês anterior. A queda nas vendas surpreendeu analistas, que esperavam um crescimento de cerca de 6%.
O secretário-geral da associação, Cui Dongshu, afirmou que as vendas no atacado superaram as expectativas na última semana de outubro. Os números preliminares, que indicavam um crescimento considerável, foram baseados na suposição de que as vendas no varejo estariam alinhadas com as do atacado, o que não se concretizou. Essa discrepância resultou em um aumento dos estoques nas concessionárias.
A partir de 2026, os descontos fiscais de até 30 mil yuans (aproximadamente US$ 4.211,71) sobre a compra de veículos elétricos e híbridos serão reduzidos pela metade. Isso fez com que montadoras como Xiaomi, Nio e Li Auto oferecessem subsídios de até 15 mil yuans para incentivar os consumidores a realizarem pedidos com entrega prevista para o próximo ano.
Entretanto, os subsídios governamentais, que já estimularam mais de 12 milhões de trocas de automóveis neste ano, estão em declínio, à medida que o programa de subsídios ao consumidor se aproxima do fim no final do ano. Além disso, quase 20 províncias e cidades suspenderam ou restringiram os programas de troca de automóveis subsidiados, afetando negativamente a atividade de compra dos consumidores.
Cui também destacou que o desinteresse crescente dos jovens em adquirir um carro está contribuindo para a escassez de compradores, evidenciando uma mudança no comportamento do consumidor. Essa demanda morna intensifica a competição no maior mercado automobilístico do mundo, tornando o cenário ainda mais desafiador para os fabricantes de automóveis.
O futuro das vendas de automóveis na China permanece incerto, com as montadoras se adaptando a um ambiente de mercado em rápida mudança e a necessidade de se reinventarem para atender às novas demandas dos consumidores.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br
Fonte: Go Nakamura