Pesquisadores podem submeter trabalhos sobre inovações tecnológicas em saúde única até o final do mês
Prazo para submissão de artigos da revista do Tecpar é até 30 de novembro. Edição comemorativa celebra 80 anos da publicação.
Revista do Tecpar recebe artigos até 30 de novembro para edição especial
Pesquisadores interessados em inscrever seus trabalhos na edição especial “Inovações Tecnológicas para a Saúde Única”, da revista científica Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT), editada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), têm até o dia 30 de novembro para realizar a submissão dos artigos. Esta edição especial celebra os 80 anos do BABT, que completará essa marca em 2026.
Temática da edição: saúde única
A edição “Inovações Tecnológicas para a Saúde Única” reunirá artigos selecionados de pesquisadores brasileiros que atuam na área da saúde única, uma abordagem que integra a saúde humana, animal e ambiental. Os interessados podem acessar as instruções e o modelo para formatação através do site da revista.
Desde 1946, o BABT tem sido um veículo de divulgação de artigos originais de pesquisa e revisões, contribuindo significativamente para o fortalecimento da produção científica, tanto nacional quanto internacional. A publicação está disponível em formato digital e aberto na biblioteca digital de artigos científicos Scientific Electronic Library Online (SciELO), o que garante a acessibilidade do conteúdo à população.
Crescimento da relevância da revista
Anualmente, a revista BABT vem aumentando sua relevância nos principais indicadores internacionais de qualidade de publicações científicas. De acordo com a avaliação mais recente do CiteScore, que mede o impacto de periódicos científicos pelo número de citações, o índice da revista subiu 20% em dois anos, passando de 1,6 em 2022 para 1,9 em 2024.
Além disso, a revista também melhorou seu Fator de Impacto, considerado um dos principais indicadores de qualidade. O índice aumentou de 1.0 em 2023 para 1.1 em 2024, conforme divulgado pela Clarivate Analytics. Esse crescimento demonstra que os artigos publicados no BABT estão ganhando destaque na comunidade científica e sendo cada vez mais citados.
Atualizações e credibilidade
Para garantir a qualidade das publicações e aumentar o reconhecimento internacional, o BABT tem implementado constantes atualizações. Recentemente, a revista aprimorou suas políticas editoriais e reduziu seu escopo, focando em tecnologias inovadoras. Atualmente, o BABT aceita artigos em seis grandes áreas: tecnologias biológicas, médicas e de saúde; tecnologias agrícolas; biotecnologia e meio ambiente, desde que apresentem uma aplicação prática.
A credibilidade da revista é reforçada pela criteriosa seleção de pesquisas de alto nível. Todos os trabalhos são avaliados por um corpo editorial composto por renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Além disso, o BABT se adequou aos critérios da PubMed, uma das principais bases de dados em pesquisa biomédica do mundo.
Outra inovação é o reforço do alinhamento aos princípios da Ciência Aberta, fundamentados em impacto, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (IDEIA). Essas atualizações atraem um número crescente de pesquisadores brasileiros e internacionais, que buscam publicar suas pesquisas na revista, apoiada por importantes instituições, como o CNPq e a Capes.