Uma análise detalhada das novas iniciativas de hardware da Valve
Valve apresenta novidades sobre Steam Machine e Steam Frame em evento recente.
Steam Machine e Steam Frame: um novo horizonte para jogos
Recentemente, a Valve apresentou suas novas iniciativas de hardware, a Steam Machine e a Steam Frame, durante uma visita ao seu escritório em Bellevue, Washington, no início deste mês. Essas inovações têm como objetivo transformar a experiência de jogos em casa e em realidade virtual, e estão programadas para lançamento em “Q1 2026”. A palavra “acessibilidade” foi frequentemente mencionada nas discussões sobre design e engenharia.
O que é a Steam Frame?
A Steam Frame é um sistema de realidade virtual (VR) que se destaca por seu design leve e portátil. Semelhante ao Meta Quest 3, a Steam Frame apresenta um design mais fino, com a bateria e outros componentes integrados na faixa de cabeça. Este dispositivo é projetado não apenas para jogos VR tradicionais, mas também para projetar jogos 2D do Steam em um ambiente virtual.
A nova camada de tradução Fex promete facilitar a migração de jogos para o sistema. Embora a Steam Frame seja otimizada para streaming de jogos a partir de um PC, ela também pode executar código x86 através de seu APU ARM64, ampliando as possibilidades de um futuro ecosistema de sistemas ARM64, semelhante ao que o SteamOS fez pelo jogo no Linux.
Desempenho e Potencial da Steam Frame
No papel, o chipset Snapdragon 8 Gen 3 da Steam Frame representa um avanço significativo em relação ao Quest 2. Contudo, a Valve não disponibilizou uma versão nativa de Half-Life: Alyx para teste no dispositivo, o que levanta questionamentos sobre sua capacidade de renderização VR para jogos mais exigentes sem um PC potente.
Steam Machine: O PC para a sala de estar
Por outro lado, a Steam Machine é um PC compacto que se adapta ao ambiente da sala de estar. Com um chassi cuboide projetado para otimizar o fluxo de ar em centros de entretenimento, ela roda o SteamOS e proporciona uma experiência semelhante à do Steam Deck conectado a um dock HDMI. O design é atraente, com várias portas úteis para periféricos de PC e suporte para placas frontais intercambiáveis.
Entretanto, a Steam Machine apresentou desempenho inferior ao esperado. Os componentes “semi-custom” da AMD incluem uma GPU RDNA 3, que parece ser uma versão reduzida da RX 7600, e seus 8GB de VRAM geram preocupação sobre a capacidade de futuro dos jogadores.
Controlador Steam e Integração
O Steam Controller também fez parte das novidades apresentadas. Com seus novos thumbsticks TMR e a funcionalidade “Grip Sense” para controle giroscópico, o controlador promete uma experiência mais imersiva. Cada Steam Machine virá acompanhada de um controlador, que pode não substituir os gamepads favoritos dos usuários, mas se apresenta como uma opção promissora.
Conclusão: O que esperar da Valve?
Apesar das novidades, a Valve não apresentou novos jogos ou atualizações de títulos existentes, deixando os fãs ansiosos por mais informações. Com um foco claro na acessibilidade e inovação, a Steam Machine e a Steam Frame têm o potencial de modificar o cenário de jogos, mas a concretização dessas promessas ainda depende de mais detalhes sobre preços e datas de lançamento.