Eventos celebram a cultura afro-brasileira com diversas atividades e apresentações artísticas
Museus e biblioteca do Paraná oferecem uma série de eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra, com apresentações e reflexões.
Programação cultural especial para o Dia da Consciência Negra
No contexto do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, diversos equipamentos culturais do Paraná se preparam para uma programação especial. O Museu Paranaense (MUPA) será palco de atividades que incluem apresentações artísticas, visitas mediadas e oficinas, todas voltadas para a reflexão sobre as contribuições e histórias afro-brasileiras que fazem parte da formação cultural do país.
As atividades começam no domingo, dia 16, com a apresentação do grupo Maracatu Aroeira, que ocorrerá no jardim do museu, das 11h às 12h. O grupo curitibano, fundado em 2012, é conhecido por seu envolvimento com a música e a dança de matriz africana.
No dia 20, Dia da Consciência Negra, o Guairinha será palco de um espetáculo inédito do Coral Negro de Curitiba e do PretAfroCello, que se juntam para celebrar a cultura afro-brasileira através da música. As apresentações, que ocorrerão às 17h e às 20h, são gratuitas e prometem emocionar o público.
Atividades na Biblioteca Pública do Paraná
Na Biblioteca Pública do Paraná, a programação também é rica e diversificada. O Cine BPP dará início às atividades temáticas com a série documental “Libertárias – mulheres inspiradoras na história do Brasil”, que inclui a exibição dos episódios Dandara e Tia Ciata, seguidos de um bate-papo com a sambista Jay de Oyá e a produtora cultural Halanna Aguiar.
Adicionalmente, o BPP Musical contará com a participação do rapper e DJ Bface, que trará sua sonoridade introspectiva e experimental ao evento. O lançamento de livros também será um destaque, com as obras “Rei Zumbi das Araucárias”, de Mestre Kandiero, e “Africanos e Afrodescendentes em Curitiba” de Andresa Pereira Serpejante, agendados para os dias 17, 18 e 19.
Programação nos museus
Os museus do Estado também participarão, com o Museu da Imagem e do Som funcionando normalmente, enquanto o Museu Oscar Niemeyer oferecerá visitas guiadas e oficinas interativas. O Museu Casa Alfredo Andersen realizará uma residência artística e exposições temporárias, além de visitas mediadas.
É importante lembrar que, devido aos feriados da Proclamação da República e do Dia da Consciência Negra, algumas instituições estarão fechadas em datas específicas, como a Biblioteca Pública do Paraná, que não abrirá nos dias 15 e entre 20 e 23 de novembro.
A programação completa dos eventos será divulgada nos canais oficiais das instituições, garantindo que todos possam participar e celebrar a cultura afro-brasileira. Essa série de eventos não apenas homenageia a data, mas também promove uma reflexão necessária sobre a importância da diversidade cultural no Brasil.