Novas normas visam aumentar a diferenciação visual entre os carros na próxima temporada
Regras de pintura da F1 serão alteradas em 2026 para promover mais diversidade visual entre os carros.
Mudanças nas regras de pintura da F1 para a temporada de 2026
As regras de pintura da F1 estão prestes a sofrer alterações significativas para a temporada de 2026. A Comissão F1 decidiu em reunião que os carros não poderão exibir uma quantidade excessiva de carbono nu, visando aumentar a diversidade visual nas pistas. Esta mudança foi discutida em profundidade durante a última reunião da Comissão, onde representantes concordaram em estabelecer que, a partir de 2026, pelo menos 55% da superfície dos carros deve estar coberta com pinturas ou adesivos.
A necessidade de uma maior diferenciação visual entre os carros motivou essa mudança, já que atualmente as regras são relativamente flexíveis. De acordo com o Artigo 9.1 do Regulamento Esportivo, os carros devem ser apresentados com a “mesma pintura substancialmente em todas as competições” e os números dos pilotos devem ser claramente visíveis na carroceria.
Propostas de mudança nas estratégias de pit stop
Outro tema em discussão foi a implementação de estratégias de paradas obrigatórias durante as corridas. A Comissão F1 abordou a possibilidade de exigir que todas as equipes utilizem os três compostos de pneus durante uma corrida, o que pode impactar diretamente a dinâmica das corridas. Embora tenha havido um interesse significativo em explorar essa abordagem, nenhuma decisão final foi tomada, e o assunto será revisitado na temporada de 2026.
Ajustes nas restrições de testes aerodinâmicos
Além das mudanças nas regras de pintura e pit stops, a Comissão também discutiu alterações nas Restrições de Testes Aerodinâmicos (ATR). O objetivo é alinhar a Fórmula 1 com as tecnologias contemporâneas de processamento e simulação, sempre considerando os custos envolvidos. Tais ajustes visam otimizar o desempenho dos carros, refletindo as inovações tecnológicas que a indústria automobilística vem adotando.
Redesign do sistema de resfriamento do motor
Propostas para o redesenho do atual Sistema de Resfriamento do Motor (DCS) também foram apresentadas, junto com um aumento na tolerância de peso dos carros. A associação de pilotos, GPDA, será consultada para coletar feedback e refinar ainda mais o DCS, cujas modificações poderão ser obrigatórias no futuro.
Ratificação das mudanças
Todas as mudanças acordadas durante a reunião da Comissão F1 serão levadas ao Conselho Mundial do Esporte Automobilístico da FIA em 10 de dezembro para ratificação nas respectivas normas. Essa aprovação é crucial para garantir que as novas diretrizes sejam implementadas, promovendo um ambiente de competição mais dinâmico e visualmente atraente.
As mudanças nas regras de pintura da F1 são um passo significativo para modernizar o esporte e atender às expectativas dos fãs e equipes, garantindo que a Fórmula 1 continue a ser um espetáculo emocionante e visualmente distinto.
Fonte: www.planetf1.com
Fonte: Lando Norris, McLaren, 2025 Sao Paulo Grand Prix.