Sanepar realizará verificações de funcionamento das sirenes instaladas para segurança da população
Sanepar fará testes das sirenes da Barragem do Miringuava entre os dias 17 e 21 de setembro, em parceria com a Defesa Civil.
Testes de sirenes na Barragem do Miringuava: segurança em primeiro lugar
A Sanepar fará na próxima semana testes de sonorização das sirenes instaladas na região da Barragem do Miringuava, localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Esses testes ocorrerão entre os dias 17 e 21 de setembro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O propósito é verificar o perfeito funcionamento dos equipamentos de segurança, que são essenciais para a proteção da população que reside nas proximidades da barragem. Essa ação é realizada em parceria com a Defesa Civil e a prefeitura local.
Segundo Arion Garcia da Silva, coordenador dos Sistemas Integrados de Abastecimento da Sanepar, a população da Zona de Autossalvamento (ZAS) já foi informada sobre os procedimentos que serão adotados. “É importante ressaltar que os testes são apenas para verificar o funcionamento das sirenes e não exigem a evacuação dos moradores”, explica Silva. Além dos testes sonoros, a Sanepar também realiza periodicamente testes silenciosos, que servem para garantir a eficácia dos equipamentos e, caso necessário, realizar manutenções.
Objetivo das sirenes e a importância da segurança
Serão testadas um total de 16 sirenes, cujo principal objetivo é alertar os habitantes em caso de emergências. Essas sirenes fazem parte de um conjunto de medidas de segurança, previstas em lei, que visam assegurar a eficiência do sistema de alerta da barragem e garantir a tranquilidade dos moradores da região. Os alarmes são ativados pela Sanepar, que opera a partir da Estação de Tratamento Miringuava.
A Zona de Autossalvamento é uma área com um raio de até dez quilômetros da barragem, onde estão localizadas as sirenes, além de seis rotas de fuga e pontos de encontro sinalizados. Em um raio de 28 km, está a Zona de Salvamento Secundário, que conta com 35 rotas de fuga e mais pontos de encontro para a população. Aproximadamente mil famílias residem nessa área e estão cadastradas para receber alertas por SMS, além de estarem organizadas em grupos de WhatsApp.
Gestão de segurança pela Sanepar
A Sanepar adota uma gestão rigorosa de segurança e riscos em suas barragens, que inclui um Plano de Segurança de Barragem, Revisões Periódicas de Segurança e um Plano de Ação Emergencial. Há mais de dez anos, a Companhia apresenta anualmente aos órgãos de fiscalização os registros de monitoramento, inspeção e manutenção de suas barragens. Atualmente, a Sanepar opera quatro barragens no estado do Paraná: Iraí, Piraquara I e II, e Passaúna, além da Barragem do Miringuava, que possui a capacidade de armazenar quase 40 milhões de litros de água e foi projetada para atender cerca de 650 mil pessoas, aumentando a segurança hídrica da região.
Experiências e simulações de emergência
Além disso, a Sanepar mantém um convênio de cooperação técnica com a Itaipu Binacional para a troca de experiências em segurança de barragens, incluindo monitoramento e inspeções. No último ano, a Companhia também realizou uma simulação de evacuação com a participação dos moradores da região, permitindo que eles se familiarizassem com os procedimentos de emergência, assim como o reconhecimento do som dos alarmes e das rotas de fuga.
Por meio dessas iniciativas, a Sanepar reafirma seu compromisso com a segurança da população e a eficiência de seus sistemas de alerta, visando sempre a proteção e bem-estar dos moradores nas áreas adjacentes às suas barragens.