Discussões sobre a implementação de duas paradas por corrida foram suspensas após reunião da Comissão da F1.
Proposta de pitstops obrigatórios na F1 foi adiada após debates sem consenso.
A proposta de pitstops obrigatórios na Fórmula 1
Na última reunião da Comissão da Fórmula 1, realizada na sede da FIA em Londres, a proposta polêmica de implementar duas paradas obrigatórias por corrida foi discutida, mas acabou sendo adiada. O encontro, que ocorreu na sexta-feira, 14 de novembro, contou com a presença de Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA.
Os apoiadores da ideia acreditam que a obrigatoriedade de duas paradas aumentaria a tensão durante as corridas e introduziria uma variedade tática maior. Contudo, a proposta enfrentou resistência, principalmente devido a experiências anteriores, como a corrida em Mônaco, onde a implementação não trouxe resultados satisfatórios. O principal receio é que a estratégia de corrida se concentre em um intervalo muito estreito, levando a um resultado previsível entre os competidores.
Opiniões divergentes sobre a obrigatoriedade de pitstops
James Vowles, principal da Williams e ex-chefe de estratégia da Mercedes, expressou sua preocupação durante o GP do Brasil, afirmando que a obrigatoriedade poderia forçar todas as equipes a seguir a mesma estratégia, o que diminuiria a diversidade tática. Ele destacou que o que torna as corridas emocionantes é a possibilidade de estratégias diferentes, como um piloto optando por uma parada a menos do que outro.
Andrea Stella, chefe da McLaren, reforçou essa visão, citando que a variedade de estratégias observadas em corridas anteriores, onde um piloto fez uma parada e outro não, poderia ser eliminada se a proposta de duas paradas forçada fosse aprovada. Ele acredita que é necessário refletir cuidadosamente sobre essa questão antes de tomar uma decisão final.
Discussão em torno da variedade tática
A proposta não foi a única pauta da reunião. Também foi debatido o interesse da Pirelli em não obrigar duas paradas, mas em tornar a diferença entre uma ou duas paradas menos clara. A introdução de um ‘step’ nas opções de pneus, que visava fazer uma corrida de uma parada com pneus duros mais lenta, não teve sucesso em ambos os finais de semana de corrida, já que as equipes conseguiram realizar corridas de uma parada sem usar pneus duros.
A FIA emitiu uma declaração que resumiu a reunião, afirmando que a proposta de explorar a obrigatoriedade de duas paradas foi discutida, juntamente com ajustes nas especificações dos pneus e limites de vida útil. Embora nenhuma mudança tenha sido acordada no momento, ficou decidido que as discussões sobre o tema prosseguiriam durante a temporada de 2026.
Novas diretrizes para a aparência dos carros
Outro ponto interessante que surgiu na reunião foi a imposição de uma área mínima de superfície para a pintura ou adesivos das equipes nos carros. A FIA expressou preocupação com o impacto visual que a ausência de tinta nos carros poderia ter durante as transmissões ao vivo. Decidiu-se que, a partir de 2026, pelo menos 55% da área lateral e superior dos carros deve ser coberta por pintura ou adesivos, em vez de deixar áreas expostas de fibra de carbono. Essa medida visa aumentar a diferenciação visual entre os carros durante as corridas.
Com a proposta de pitstops obrigatórios adiada, as equipes terão mais tempo para avaliar a questão e debater suas implicações antes da nova temporada.
Fonte: www.autosport.com
Fonte: s via Getty Images