Iniciativa conecta empreendedores a financiamento sustentável e crédito verde
Na COP30, Brasil apresenta plataforma que conecta pequenos negócios a crédito verde e financiamento sustentável.
Plataforma Empreender Clima na COP30
No dia 17 de outubro de 2023, o Brasil apresenta na COP30 uma nova iniciativa focada em conectar pequenos negócios ao crédito verde. O Empreender Clima surge como uma ferramenta para micro e pequenos empresários que desejam implementar projetos ambientais e sustentáveis. Esta plataforma permite a criação de pré-projetos sem custos, atendendo aos requisitos dos fundos de financiamento climático.
Acesso a crédito verde com condições favoráveis
Por meio do Empreender Clima, pequenos empreendedores poderão acessar crédito com taxas de juros a partir de 4,4% ao ano. Este programa oferece até 100% de financiamento para investimentos em projetos sustentáveis, com diferentes prazos e condições baseadas no tipo de projeto. Para iniciativas de logística e mobilidade verde, por exemplo, os prazos podem chegar a 25 anos, com carência de até 5 anos.
Parcerias para o desenvolvimento sustentável
A plataforma é fruto de uma colaboração entre o Ministério do Empreendedorismo, a OEI (Organização de Estados Ibero-Americanos), o Sebrae e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O objetivo é democratizar o acesso ao crédito climático, que historicamente tem sido um desafio para pequenos negócios.
Capacitação e suporte técnico
Além de facilitar o acesso ao crédito, o Empreender Clima oferece cursos sobre empreendedorismo climático e um mapa do ecossistema de negócios verdes no Brasil. A estrutura da plataforma contempla quatro etapas principais: mapeamento de oportunidades, capacitação em tecnologias limpas, conexão a instrumentos de crédito verde e suporte técnico a projetos financiáveis.
Redução da burocracia no acesso ao crédito
O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, destaca que, apesar do cenário econômico atual, com a Selic elevada, a nova iniciativa proporciona uma alternativa viável para que pequenos empresários possam obter financiamento. “O crédito verde foi uma promessa distante para muitos pequenos negócios. Agora, temos uma solução real com condições acessíveis”, enfatiza França.
Conclusão
Com o lançamento do Empreender Clima na COP30, o governo brasileiro busca incentivar a transição para uma economia sustentável, garantindo que o acesso ao crédito climático se torne uma realidade para micro e pequenos empreendedores. Essa medida não só apoia o desenvolvimento econômico, mas também promove práticas que contribuem para a mitigação das mudanças climáticas.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br
Fonte: Wagner Meier/Getty Images