“Ética Empresarial e Teletrabalho: O Compliance Quanto Ao Assédio Moral, Proteção De Dados E Desconexão – Aspectos Do Direito Comparado” [Editora Thoth, R$ 79,90] é o nome do livro que a advogada e Mestra em Direito Empresarial e Sustentabilidade, Paloma Medrado Lopes Soares, lança nesta sexta-feira, 14/06, às 18h, em Curitiba. A sessão de autógrafos ocorre em evento no UniCuritiba, às 18h, juntamente com o lançamento de outras obras jurídicas.
Mestra em Direito Empresarial e Sustentabilidade, com dissertação focada no direito do trabalho empresarial, Paloma teve como orientador o Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT9), Luiz Eduardo Gunther, que também prefacia a obra.
Focado num tema que gera muita discussão devido a contemporaneidade e desafios do teletrabalho (situação que ganhou força no Brasil durante e pós-pandemia) o livro explora conceitos como empresa, limites do poder diretivo do empregador, ética empresarial e compliance.
Entre os desafios destacados pela autora estão o assédio moral virtual, proteção de dados e desconexão. O estudo compara legislações do Brasil, Argentina e Portugal, concluindo que estes últimos têm maior cuidado em prescrever direitos fundamentais dos teletrabalhadores e deveres dos empregadores, aspectos negligenciados na legislação brasileira. De acordo com a autora, “é fundamental refletir sobre a importância do teletrabalho devido à sua crescente atratividade e prevalência global”.
Sobre a autora:
Paloma Medrado Lopes Soares: Profissional focada na área trabalhista, com extensa experiência profissional e estudos acadêmicos na área. Atualmente trabalha com consultoria jurídica para empresas de pequeno, médio e grande porte, tanto com perfil de startup como tradicional, buscando a mitigação de riscos nas práticas diárias de seus clientes. Possui experiência com contencioso trabalhista e cível que agregam valor na orientação de clientes sobre as melhores práticas. Entusiasta do direito do trabalho, está sempre em busca de novos desafios dentro dele.