Scott Bessent, ex-gestor de fundos, elogia Trump como potencial presidente do Fed
Scott Bessent sugere Trump como presidente do Fed em meio a críticas a Jerome Powell.
Scott Bessent sugere demissão de Trump para cargo na Reserva Federal
Na última terça-feira, o Secretário do Tesouro Scott Bessent fez uma proposta inusitada: sugeriu que o presidente Donald Trump, 79 anos, deveria ser demitido e assumir a presidência do Federal Reserve (Fed). Durante uma entrevista no programa Special Report, da Fox News, Bessent, de 63 anos, afirmou que estava oficialmente fora da corrida para substituir Jerome Powell e, em seguida, elogiou Trump como uma ótima escolha para o cargo.
“Acho que o presidente Trump seria um excelente presidente do Fed. Ele tem uma mente aberta e compreende a política monetária melhor do que muitas pessoas”, declarou Bessent, provocando risos do apresentador Bret Baier. Essa sugestão, embora tecnicamente considerada uma queda de cargo, reflete a disposição de Trump em se envolver na política monetária do país, especialmente após as críticas que ele fez a Powell pela relutância em reduzir as taxas de juros.
Desde seu retorno à Casa Branca, Trump tem atacado Powell, que ele mesmo nomeou em 2017. “Eu adoraria tirar o cara que está lá agora, mas as pessoas estão me segurando”, afirmou Trump, acrescentando que Powell é “um tolo” e “um homem estúpido”. A tensão entre Trump e Powell se intensificou nos últimos meses, especialmente com a inflação persistente e a hesitação do Fed em cortar as taxas de juros. O primeiro corte durante o segundo mandato de Trump ocorreu apenas em setembro, seguido por outro em outubro.
Powell está programado para deixar o cargo em maio de 2026, e Trump já começou a entrevistar possíveis candidatos para substituí-lo. Ao ser questionado sobre quem poderia ser essa pessoa, Trump mencionou Bessent, mas esclareceu que ele não aceitaria o cargo. “Temos alguns nomes surpreendentes e alguns nomes padrão que todos estão comentando”, disse o ex-presidente.
Bessent, que lidera a busca por novos candidatos, já havia informado que o grupo de potenciais substitutos foi reduzido a governadores atuais do Fed, como Christopher Waller e Michelle Bowman, além de figuras como Kevin Warsh, diretor do Conselho Nacional de Economia da Casa Branca, e Rick Rieder, executivo da BlackRock. Bessent afirmou a Baier que Trump deve anunciar sua escolha “antes do Natal”.
Essa dinâmica entre Trump, Bessent e Powell revela as complexas interações dentro da política econômica americana e a luta pelo controle das diretrizes monetárias do país. A proposta de Bessent, embora vista como uma provocação, também destaca a relevância do papel do Fed na economia e como as escolhas de liderança podem impactar diretamente a política monetária e, por consequência, a economia americana.
Fonte: www.thedailybeast.com
Fonte: U.S. President Donald Trump and U.S. Secretary of State Marco Rubio (R