João Fonseca é finalista do prêmio de maior evolução no ATP Awards 2025

João Fonseca diz que é um privilégio ser nomeado perto de Guga e Senna

O jovem tenista brasileiro se destaca ao conquistar quatro torneios e subir no ranking mundial

João Fonseca é um dos finalistas na categoria de maior evolução do ano no ATP Awards 2025.

João Fonseca é finalista na categoria maior evolução do ano no ATP Awards 2025

João Fonseca, um jovem tenista brasileiro de 19 anos, foi nomeado um dos finalistas na categoria “Maior Evolução do Ano” do ATP Awards 2025. Em seu primeiro ano completo no circuito profissional de tênis, Fonseca impressionou críticos e fãs ao conquistar quatro torneios, incluindo o ATP 500 da Basileia e o ATP 250 de Buenos Aires. Esse desempenho notável fez com que ele saltasse da 145ª para a 24ª posição do ranking mundial.

Concorre com grandes nomes do tênis

O carioca vai concorrer ao prêmio com o britânico Jack Draper, o tcheco Jakub Mensik e o monegasco Valentin Vacherot, todos jogadores que também tiveram um crescimento significativo ao longo do ano. Cada um deles conquistou um troféu de Masters 1000, que é uma das categorias mais prestigiadas no circuito, abaixo apenas dos quatro Grand Slams.

Votação aberta ao público

A votação para o prêmio de “Maior Evolução do Ano” foi aberta ao público e pode ser realizada no site da ATP. A entidade responsável pela premiação divulgará o resultado na segunda semana de dezembro. Além de estar na disputa pela categoria de maior evolução, João Fonseca também concorre ao título de “Tenista Favorito dos Fãs”.

Desempenho destacado no circuito

Ao longo de 2025, Fonseca alcançou vitórias significativas e mostrou-se um atleta promissor, cumprindo as expectativas que recaíam sobre ele desde sua entrada no circuito. Mesmo após o término da temporada, ele ainda tem um compromisso agendado: uma partida de exibição contra o atual número um do mundo, Carlos Alcaraz, marcada para o dia 8 de dezembro em Miami.

O futuro promissor de João Fonseca

Com sua ascensão no ranking, João estará entre os 30 melhores jogadores do mundo ao final de 2025, o que traz novas responsabilidades e oportunidades. A ATP define os 30 primeiros jogadores como “commitment players”, que possuem obrigações a cumprir durante o ano, mas também recebem uma remuneração melhorada. Fonseca já está confirmado em dois torneios para 2026: o ATP 250 de Adelaide e o ATP 500 do Rio de Janeiro, onde poderá contar com o apoio de sua torcida.

Contribuição para a história do tênis brasileiro

Na lista dos melhores rankings de tenistas brasileiros em simples, Fonseca ocupa a terceira posição, atrás apenas de Gustavo Kuerten e Thomaz Bellucci. Sua ascensão ao 24º lugar igualou a marca de Thomaz Koch, de 1974, e superou a do famoso Fernando Meligeni, que ficou em 25º em 1999. O futuro parece brilhante para este jovem talento, que promete continuar a fazer história no tênis brasileiro.

Fonte: ge.globo.com

Fonte: João Fonseca diz que é um privilégio ser nomeado perto de Guga e Senna

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: