Pavimentação entre Imbaú e Reserva: proposta de R$ 163 milhões

Imbaú a ReservaFoto: DER

DER/PR analisa proposta para concluir a pavimentação da PR-160, com obras e melhorias

DER/PR analisa proposta de R$ 163 milhões para concluir a pavimentação da PR-160 entre Imbaú e Reserva.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está atualmente analisando uma proposta de R$ 163.700.000,00 apresentada pela Vale das Pedras Construção de Rodovias Ltda. para concluir a pavimentação da PR-160, que liga Imbaú a Reserva, nos Campos Gerais. A sessão de disputa da licitação contou com a participação de seis empresas, e a proposta vencedora foi a melhor classificada.

A comissão de contratação do DER/PR está revisando a documentação e a planilha de preços da empresa, com a expectativa de que o resultado seja publicado em breve. O DER-PR é uma autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), responsável por importantes obras rodoviárias no estado.

Detalhes da obra de pavimentação

A obra abrange uma extensão de 28,36 quilômetros, começando em Imbaú e seguindo até Reserva. Além da pavimentação asfáltica da pista, o projeto inclui a implantação de 12,82 quilômetros de faixas adicionais, que facilitarão o acesso a estradas rurais e propriedades, bem como a criação de interseções em nível ao longo do trecho. Outro ponto importante é a construção da nova ponte sobre o Rio São Pedro, em Reserva, cujos serviços de infraestrutura estão quase finalizados.

Novas variantes e melhorias na rodovia

Previsto no projeto está o Contorno de Imbaú, que visa desviar a rodovia da área mais urbanizada, conectando-a a um segmento já pavimentado da PR-160, sob um viaduto na BR-376. Nesse trecho, serão implantadas duas rotatórias e acessos que disciplinarão o tráfego entre as rodovias, sem alterar o viaduto existente.

O Contorno de José Lacerda, que pertence ao distrito de Reserva, também será uma variante da PR-160. Este contorno começará em uma curva antes do acesso à comunidade e se concluirá ao se encontrar com uma rua municipal, proporcionando interseções em nível em ambos os pontos.

Sistema de drenagem e segurança viária

Além das melhorias mencionadas, o projeto inclui a implantação de um novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, bem como dispositivos de segurança viária, passa-fauna, plantio de grama e a construção de abrigos para parada de ônibus.

Após a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço, o prazo estimado para a conclusão das obras é de 450 dias, ou seja, aproximadamente 15 meses.

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