Com 13 milhões de toneladas embarcadas, a soja se destaca nas operações portuárias do estado
A soja representa 21% da movimentação nos portos do Paraná, com 13 milhões de toneladas exportadas em 2025.
Soja nos portos do Paraná: destaque nas exportações em 2025
A soja nos portos do Paraná se revelou a commodity mais movimentada entre janeiro e outubro de 2025, conforme o relatório da Portos do Paraná. Com 13.015.446 toneladas embarcadas, a soja corresponde a 21,2% de toda a carga movimentada, que totaliza 61.213.363 toneladas. O valor FOB das exportações de soja atinge impressionantes US$ 5,2 bilhões.
O Brasil, como maior exportador mundial de soja, vê o Paraná como um dos protagonistas nesse cenário. A maioria da soja exportada por Paranaguá, cerca de 91%, tem como destino a China. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, expressou otimismo ao afirmar que as movimentações continuarão em alta: “Estamos confiantes de que as movimentações de soja sigam em alta nos próximos meses”.
Crescimento significativo nas exportações em outubro
O mês de outubro registrou um crescimento notável de 60% na movimentação da soja em relação ao mesmo mês do ano anterior, aumentando de 508.876 toneladas em 2024 para 815.327 toneladas em 2025. Atualmente, 15 terminais estão aptos a movimentar a soja em grão nos portos paranaenses, refletindo a crescente demanda.
Fatores que impulsionam as exportações de soja
Entre os principais fatores para o aumento nas exportações de soja estão a produção recorde da safra brasileira e a alta demanda do mercado chinês, que reduziu consideravelmente as importações do produto dos Estados Unidos devido a questões tarifárias.
Além disso, o Porto de Paranaguá se destaca na exportação de farelo de soja, com uma movimentação de 5.517.043 toneladas, representando 28% da exportação nacional. O farelo, utilizado na produção de ração animal, gerou US$ 1,8 bilhão em valor FOB e teve um aumento de 3% em comparação ao ano anterior.
Infraestrutura em expansão para aumentar a capacidade de movimentação
O Porto de Paranaguá, reconhecido como líder na exportação de óleo de soja, está se preparando para expandir ainda mais sua capacidade. A construção do Moegão, a maior obra portuária pública do Brasil, prevista para ser concluída em janeiro de 2026, permitirá um aumento significativo na recepção de grãos e farelos. O novo sistema de descarregamento ferroviário irá conectar 11 terminais, aumentando a eficiência do processo.
Atualmente, cerca de 550 vagões são descarregados diariamente, mas com a conclusão do Moegão, esse número poderá chegar a 900 vagões por dia. Além disso, o projeto do Píer em ‘T’ contará com quatro novos berços, aumentando a capacidade de carregamento de grãos para até oito mil toneladas por hora.
Aprofundamento do canal e investimentos bilionários
Outro fator crucial para o aumento das exportações é o aprofundamento do canal de acesso, que permitirá a atracação de navios maiores. Um leilão público realizado na Bolsa de Valores do Brasil (B3) possibilitará um aumento do calado de 13,3 metros para 15,5 metros nos próximos cinco anos. Essa mudança permitirá que os navios carreguem até 14 mil toneladas a mais de granéis vegetais sólidos.
As reformas e ampliações em Paranaguá visam não apenas aumentar a competitividade do porto, mas também garantir maior segurança nas manobras dos navios e reduzir o tempo de operação. Com isso, o custo do transporte das cargas que saem do Paraná será consideravelmente diminuído, consolidando o Porto de Paranaguá como um dos principais portos graneleiros do mundo.



