Quem nunca ouviu falar na palavra transpessoal, na psicologia estuda mais o self de forma ampla e as capacidades espirituais de cada um, o tema é amplo.
Na Astrologia, isso também tem seu fundamento, refere-se a planetas mais intensos, os chamados transpessoais são Urano, Netuno e Plutão.
Para falar em transpessoal, temos que falar no pessoal. Quando analisamos um mapa astrológico, vemos muitas coisas, entre elas a ação de planetas e como eles atuam na psique particular de cada um.
Os planetas pessoais são Mercúrio, Vênus e Marte.
Pois bem durante uma boa parte da vida da pessoa, estes planetas atuam, trazendo energia mental, afetiva e valores e ação e sexualidade respectivamente.
A vida até 29 anos, que é a idade que a pessoa fica adulta para a Astrologia, é movida por emoções e muita paixão, dificilmente a pessoa tem a profundidade no que sente e conhece da vida.
Isso acontece por causa destes ciclos, que são rápidos e movimentam energias na vida da pessoa.
Mas na Astrologia existe uma parceria entre os planetas, é semelhante a música, tem as energias de oitavas, isto é um planeta dá energia e existe outro correspondente que eleva isso, deixa a nível mais espiritual e dá mais profundidade ao ser.
Mercúrio, nossa energia mental, nossa comunicação, como nossa mente atua, tem correspondente Urano, um planeta que atua na mente, mas de forma mais sútil, digo que é a mente cósmica e espiritual, é o transpessoal da mente.
Responde pela nossa intuição e nossa percepção extrassensorial, ele dá insights inesperados, alertas, energia que muda nosso caminhar.
Ambos traduzem a mente, o Mercúrio influencia no pensamento imediato e Urano, aquela voz interna que mostra a direção.
Vênus, conhecido como o planeta do amor, mas na verdade é também associado a valores e ao nosso lado financeiro. É uma energia de encontros afetivos, de parceria, ajuda no discernimento de valores e pode ser uma fonte de sorte na pessoa, ajuda a trazer a simpatia e o carisma na pessoa. Já sua oitava é Netuno, um planeta denso, profundo, atua e muito na nossa psiquê, nossa alma.
Um planeta chamado de sonhos e desilusões, muitas vezes realiza o sonho de amor, a festa, a arte e a beleza, mas também é responsável por desilusões, depressões e recolhimento, é o mais espiritual de todos, porque o espectro de Netuno é muito sutil e invisível que só podemos ver e sentir depois de acontecido, muitas pessoas o sentem de forma pesada e densa, mas na verdade ele é um véu que impede de enxergar a realidade e passa a administrar o mundo dos sonhos.
Marte o deus da guerra, o planeta da ação e da paixão, atua na sexualidade, na competição, nas lutas, na iniciativa e no pioneirismo diário, ele que faz com as coisas aconteçam, sejam boas ou más, quando Marte atua em uma casa ou um signo, sabemos que ali a energia vai ser intensa e de forma ígnea vai criar energias para que as coisas aconteçam, sua oitava é Plutão.
Plutão é um planeta desconsiderado pela astronomia como planeta, ele é a ruptura das coisas, é onde as coisas são destruídas para reconstruir, Plutão atua nas crises, no submundo, na morte.
Muitos ciclos intensos envolvendo Plutão é significativo na passagem de algumas pessoas.
Nossas crises intensas, catarses importantes têm a ver com os trânsitos de Plutão. Então Marte causa o acidente e Plutão mata ou renova a vida da pessoa, isso é um exemplo entre muitos outros.
Mas como eles atuam de forma transpessoal?
Nos ciclos relativos a idade, o mais intenso é na faixa que vai dos 39 a 45 anos, é a fase de intensas mudanças, da descoberta do verdadeiro propósito de vida, da sua missão de alma, de grandes descobertas psíquicas e muita abertura para o oculto na vida.
Estas mudanças, vem devido a ligações entre estes planetas, Netuno e Plutão, com suas posições de nascimento, levam a pessoa a um certo despertar diante de crises intensas, depois aos 42-43 anos vem Urano criando oposição com sua posição natal, levando a mudança se concretizar e por último vem Saturno aos 44-45 anos organizar e começar a renovação da vida até o novo ciclo aos 50 anos.
Esta ação é o inicio dos transpessoais na vida da pessoa, eles realmente atuam a ter muitas coisas acontecendo, mudanças profissionais, familiares, perdas, transições, ganhos inesperados, saúde sendo trabalhada e muita ação envolvendo, uma espécie de guerra interior, que só tem fim, quando o ciclo termina.
Aos 51 anos, entra um novo fator atuante, Quiron, o asteroide da cura e das feridas de alma, é a fase de crescimento espiritual, de muita abertura natural, agora não é mais dor e busca e sim entendimento, porque agora abre um portal, onde Quiron não dá mais sofrimento e sim presentes.
Mercúrio antes era todo pensamento e energia mental, dá a vez para Urano, a energia cósmica, as pessoas sentem que são mais intuitivas e passam a usar simbolismos para seu dia a dia, assim como Astrologia e outras ciências passam a ser mais atrativas, fase onde o trabalho pode sofrer novas mudanças e a pessoa experimentar uma transição de carreira, nada fica parado.
Vênus antes o amor e as necessidades financeiras dão energias para Netuno atuar, o amor passa a ser incondicional, mais profundo, sem a necessidade sexual e mais com a necessidade de alma, fase boa onde as almas realmente se encontram, outra coisa bem comum nesta fase depois dos 51 anos é a financeira, acaba o consumismo, o ter parece dar lugar ao ser.
Marte antes ação, desafios, guerra, competição, sexo, paixão, depois Plutão atua de forma mais intensa na profundidade do ser e as coisas superficiais passam a não tem mais sentido.
Aos 51 anos, já passamos da metade da vida e temos pela frente, um caminho de muita realização e entendimento de como realmente somos.
A Astrologia, não se baseia só em signos e casas, planetas e etc, ela ajuda muito nestes ciclos de identidade e crescimento do ser. É uma ferramenta de autoconhecimento, direção, entendimento, abertura espiritual e evolução do ser.
Portanto agora você pode entender que além dos planetas pessoais tem os transpessoais que atuam de forma conjunta na vida toda, mas se destacam a partir dos 40 anos de idade.
Astrologia é terapia, conhecer o funcionamento do céu na sua vida, não tem preço, é saber o significado divino do Universo com cada pessoa.
Não existem duas pessoas iguais, a Astrologia mostra isso, seu mapa astrológico é só seu.
Por isso que fazer seu estudo astrológico, vai sempre trazer novos horizontes a sua existência.
Sou Silvana Guiraud – Astróloga e Terapeuta há 20 anos.
Para ter meu contato, deixe seu comentário ou me procure das redes sociais- Silvana Guiraud Astrologia.
Abraço a todos.